Lula se prepara para conversar com Alcolumbre na próxima semana sobre Messias no STF

 

Fonte:


Casa Civil prepara mensagem presidencial que oficializa a indicação. No Senado, a previsão é ler a formalização na quarta-feira para manter sabatina no dia 10 de dezembro. Messias tem pedido ajuda para ser recebido por Alcolumbre e tem contado com ajuda até de ministros do STF. O presidente Lula se prepara para conversar com o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre, no início da próxima semana em uma tentativa de reduzir as resistências ao nome do indicado ao STF, Jorge Messias, e como uma forma de distensionar a relação. Do lado do governo, a Casa Civil já prepara a mensagem presidencial que precisa ser enviada ao Senado oficializando a indicação de Messias ao cargo. Mas não há uma previsão do dia em que o Planalto pretende enviar o documento. Do lado do Congresso, a indicação é de ler a mensagem presidencial na Comissão de Constituição e Justiça na quarta-feira, dia 3 de dezembro, para fazer a sabatina de Messias na próxima semana, dia 10 de dezembro. Com o tempo curto, Jorge Messias tem intensificado a visita ao senadores e, inclusive, pedido ajuda para conversar com o presidente, Davi Alcolumbre.

Messias ainda não conseguiu ser recebido por Alcolumbre que defendia publicamente o senador Rodrigo Pacheco ao cargo de ministro do STF e se irritou com o fato de não ter sido avisado pelo governo da indicação do advogado-geral da União. Mas Messias tem contado com o apoio de alguns ministros do STF, como Nunes Marques e André Mendonça, indicados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Os dois chegaram a conversar com senadores em defesa do ministro de Lula para o cargo. Messias também chegou a ser elogiado por Gilmar Mendes.

O problema, porém, continua na quantidade de votos insuficiente para ter o nome aprovado. Os cálculos indicam que, apear do périplo que tem feito, Messias ainda não garantiria nem 30 votos e são necessários 41. O líder do governo no Senado, Randolfe Rodrigues, disse que a próxima semana pode ser decisiva para o Planalto enviar a oficialização do nome de Messias.

"Nós temos uma data indicativa, marcada, não temos os documentos ainda encaminhados. Vamos aguardar, enquanto isso, enquanto não tem uma resolução sobre isso, e uma resolução encaminhamento sobre isso é um entendimento, obviamente, dos presidentes.

Enquanto não tem encaminhamento sobre isso, o doutor Messias está fazendo o correto."

O relator, Weverton Rocha, sinaliza que vai apresentar parecer favorável à indicação no dia 3 de dezembro e tem falado a alguns parlamentares que Messias tem "todas as qualificações possíveis" para ser ministro do STF. Ele age nos bastidores para ajudar o advogado-geral da União a conseguir mais votos favoráveis.