Governo do Camboja relata ao menos quatro civis mortos e 10 feridos após ataques aéreos tailandeses na fronteira

 

Fonte:


Confrontos militares na fronteira entre o Camboja e a Tailândia deixaram ao menos quatro civis cambojanos mortos, afirmou nesta segunda-feira à AFP o ministro da Informação de Phnom Penh, depois de Bangcoc realizar bombardeios aéreos contra o país vizinho.

Veja também: Enchentes na Ásia: número de mortos sobe para 1,5 mil; centenas seguem desaparecidos

"Ao menos quatro civis cambojanos morreram nos ataques tailandeses" nas províncias fronteiriças de Oddar Meanchey e Preah Vihear, declarou o ministro Neth Pheaktra, que também informou que dez civis ficaram feridos.

Do lado tailandês, o governo havia anunciado anteriormente que um soldado morreu e outros oito ficaram feridos nos confrontos com as forças cambojanas.

Novo surto de confrontos

A Tailândia lançou ataques aéreos na segunda-feira contra seu vizinho Camboja, após os dois países se acusarem mutuamente de um novo surto de confrontos na fronteira que resultou na morte de um soldado tailandês.

"Os militares receberam relatos de que soldados tailandeses foram atacados com armas de fogo (pelas forças cambojanas), resultando na morte de um soldado e em quatro feridos", disse Winthai Suvaree, porta-voz das Forças Armadas da Tailândia, em um comunicado.

Ele acrescentou posteriormente que a Tailândia começou a "usar aeronaves para atacar alvos militares em diversas áreas" para repelir as ações das forças cambojanas.

Mas a porta-voz do Ministério da Defesa do Camboja, Maly Socheata, afirmou que as forças tailandesas lançaram um ataque contra tropas cambojanas na manhã de segunda-feira nas províncias fronteiriças de Preah Vihear e Oddar Meanchey. Ela também disse que as forças em Phnom Penh não responderam.

Já um porta-voz da administração provincial de Oddar Meanchey indicou que foram relatados tiroteios perto dos antigos templos cambojanos de Tamone Thom e Ta Krabei, e que "muitos moradores que vivem perto da fronteira estão fugindo".

Cerca de 35 mil pessoas foram evacuadas das áreas fronteiriças da Tailândia com o Camboja, informou o exército tailandês após a troca de acusações de ataques.

Ambos os lados relataram breves confrontos no domingo, e o exército tailandês apontou que dois de seus soldados ficaram feridos naquele dia. Meses atrás, os dois países do Sudeste Asiático vivenciaram cinco dias de confrontos que deixaram 43 mortos e cerca de 300 mil deslocados, antes da entrada em vigor de um cessar-fogo.