Terremoto no México: ao menos uma morte é confirmada após tremor de magnitude 6,5

 

Fonte:


Um terremoto de magnitude 6,5, com epicentro em Guerrero, no sudoeste do México, atingiu nesta sexta-feira a turística região da costa do Pacífico e a vizinha Cidade do México, causando ao menos um morto na capital, mas sem deixar “danos graves”.

O tremor foi registrado pouco antes das 8h e teve magnitude de 6,5, segundo dados do Serviço Sismológico Nacional do México. Autoridades da Cidade do México relataram a morte acidental de um homem de 60 anos que caiu enquanto evacuava sua residência durante o tremor.

“O homem deixou seu apartamento no segundo andar, tropeçou e perdeu a consciência”, informou o governo da prefeitura local de Benito Juárez. Com a chegada dos paramédicos, “ele já não apresentava sinais vitais”, acrescentou.

Além disso, 12 pessoas ficaram feridas, informou a prefeita da capital, Clara Brugada, na rede social X.

O tremor foi precedido, um minuto antes, pelos alarmes de alerta, que, em um longo fim de semana de início de ano, despertaram muitos mexicanos e turistas, alguns dos quais saíram às ruas ainda de pijama. Fotos mostram uma mulher enrolada em uma toalha.

Um turista fala ao celular após ser evacuado de um hotel durante um terremoto de magnitude 6,5 em Acapulco, no estado de Guerrero, no México

FRANCISCO ROBLES / AFP

O sismo também obrigou a suspender a habitual coletiva de imprensa que a presidente Claudia Sheinbaum concede todas as manhãs no Palácio Nacional da Cidade do México.

O terremoto teve epicentro a 15 quilômetros de San Marcos, perto da turística Acapulco, no estado de Guerrero, informou Sheinbaum ao retornar minutos depois do tremor.

A presidente assegurou que, de forma preliminar, não há relatos de “danos graves” nem na capital nem em Guerrero.

Funcionários e hóspedes de um hotel usam seus celulares na rua após evacuarem o estabelecimento durante terremoto

DAVID GANNON / AFP