
Santos + 11: veja quais times teriam disputado a Copa Sul-Sudeste se torneio existisse em 2025

Uma das principas novidades do calendário do futebol brasileiro de 2026, anunciado nesta quarta-feira pela CBF, é a Copa Sul-Sudeste. Com um total de 12 times, a competição inclui os estados de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo (os clubes do EspÃrito Santo disputarão a Copa Centro-Oeste). A estreia do torneio será no dia 5 de março, com término previsto para 7 de junho.
Blog: CBF recebe feedback positivo de clubes após mudanças em calendário
A competição, porém, não resgatará os grandes clássicos regionais como acontecia no tradicional Rio-São Paulo e e breve antiga Copa Sul-Minas (Primeira Liga). Isso por que as equipes que estiverem na Libertadores ou Sul-Americana não farão parte do novo torneio.
Cada estado tem dois representantes, com os seguintes critérios de classificação: seis vagas por meio de resultados obtidos nos estaduais de 2025 e outras seis pelas classificações nos estaduais ou para os campeões de demais competições ao longo deste ano.
Diante desse cenário, se o torneio já existisse em 2025, os participantes, se só definidos pelos Estaduais de 2024, seriam:
SP: Santos e Bragantino
RJ: Nova Iguaçu e Boavista
MG: América Mineiro e Tombense
PR: Athletico-PR e Maringá
RS: Juventude e Caxias
SC: Criciúma e Brusque
A CBF vai permitir que os clubes tenham liberdade de escolha quanto à participação na nova competição. Caso uma equipe se classifique através dos campeonatos estaduais e não esteja envolvida na Libertadores ou na Sul-Americana, poderá optar por não disputar a Copa Sul-Sudeste sem sofrer qualquer tipo de sanção por parte da entidade.
O campeonato será dividido em três etapas. Na fase inicial, os times serão organizados em dois grupos com seis integrantes cada. No entanto, os confrontos acontecerão apenas entre equipes de grupos diferentes, em partidas únicas. Os dois primeiros colocados de cada chave avançam para as semifinais, que serão disputadas em jogos de ida e volta. A grande final também será decidida em dois confrontos.