Quanto preciso tirar no Enem? Ferramenta do GLOBO com a nota de corte de todos os cursos ajuda a se preparar para o Sisu

 

Fonte:


Você sabe a nota que precisa para entrar no curso que sonha no Sistema de Seleção Unificado (Sisu)? O GLOBO construiu um simulador completo para estudantes que fizeram o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e que vão participar da disputa das vagas nas universidades públicas em janeiro. A ferramenta informa a nota de corte de todos os cursos do ano passado, apresenta aqueles com as maiores taxas de relação candidato/vaga e considera o peso que cada instituição de ensino dá às provas do Enem para definir a média final.

Quanto preciso tirar no Enem? Veja um simulador completo para o Sisu

Calculadora Enem: Veja como simular nota na prova

Corretor de redação: Inteligência artificial do GLOBO consegue estimar nota do texto

O Ministério da Educação (MEC) ainda não divulgou a data do Sisu de 2026. Em geral, esse edital costuma ser publicado no final de dezembro e as inscrições devem ser abertas na segunda metade de janeiro.

A ferramenta do GLOBO funciona a partir da sua nota. Neste primeiro momento, você pode estimar seu resultado com base na calculadora que o jornal construiu para a prova objetiva (confira aqui) e na inteligência artificial que corrige a redação do Enem (confira aqui). Depois, você escolhe o estado, o curso e o tipo de vaga (ampla concorrência ou tipo de cota).

⚠️ Dica: se você faz parte de mais de um grupo social que possui cotas, teste as diferentes combinações. Há vagas, por exemplo, apenas para pessoas pretas. Outras que são para pessoas pretas, mas que tenham limite de renda. Outras vão além e reservam para pessoas pretas, que tenham limite de renda e que estudaram na escola pública. Todas essas combinações apresentam resultados diferentes na plataforma. Por isso, experimente todas elas na ferramenta do GLOBO.

A ferramenta vai considerar o peso que cada curso dá para as provas do Enem (Redação, Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza e Ciências Humanas) e vai exibir a nota média considerando essas ponderações. Também vai apresentar a possibilidade do candidato ser aprovado ou não, considerando a nota de corte do ano passado, e a relação entre a quantidade de inscritos e de vagas de 2024 — o que indica quais são os cursos mais concorridos.

Mudanças no Sisu

Neste ano, os estudantes vão poder utilizar no Sisu a melhor das notas obtidas nas últimas três edições do Enem. A mudança no regulamento está prevista em portaria do Ministério da Educação (MEC) publicada no Diário Oficial da União de 20 de outubro.

A medida gerou reclamação de alunos que estão terminando o ensino médio e só terão uma nota para competir. Eles também se queixam afirmando que a mudança vai aumentar a concorrência. De acordo com o estatístico Frederico Torres, mestre pela UnB que acompanha o Sisu todo ano por ser criador do curso Mente Matemática, essa é uma possibilidade:

— Cursos de baixa concorrência não devem ser afetados, mas os mais visados, como Medicina, devem ficar mais concorridos — diz.

Com isso, as notas de corte de 2024 podem, em alguns cursos, ser maiores neste ano. Essa é a primeira edição com a nova regra e, segundo especialistas, ainda é incerto o tamanho desse impacto. Em nota, o MEC diz que a medida amplia a probabilidade de preenchimento das vagas ofertadas, admite que “pode haver variação nas notas de corte” e alega que mantém o “princípio da isonomia entre todos os participantes”.

Entenda as alterações no Sisu

Quando será implementado? A mudança, anunciada em 24 de outubro, já vale para o Sisu 2026, quando concorrerão alunos que vão fazer o Enem 2025 e, agora, aqueles também que têm notas nos exames de 2023 e 2024. A cada Sisu, vão poder ser usadas as três edições mais recentes do Enem. Então, em 2027, as notas que vão valer serão aquelas obtidas nos anos de 2024, 2025 e 2026.

Quem pode usar a nota? Todas as pessoas formadas ou que estavam no terceiro ano em 2023 e 2024 poderão usar essas notas no Sisu 2026. Quem foi aprovado em um desses anos ou quem não está inscrito para o Enem 2025 também poderá tentar as vagas durante o processo de seleção, em janeiro. Somente as notas obtidas como treineiros — alunos ainda não formados que vão para testar o exame — são vetadas.

Qual nota será escolhida? Como cada instituição de ensino e curso define um peso para cada prova do Enem (Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Redação), o Sisu escolherá a melhor opção de nota com base nesses critérios. Esse será um processo automatizado, e o estudante não precisará definir qual a melhor média para conseguir uma vaga no curso que ele quer.