Petrobras recebe autorização do Ibama para perfurar poço na Foz do Amazonas

 

Fonte:


Esta primeira fase ainda é uma etapa de obtenção de informações geológica para avaliar se há, de fato, petróleo e gás na área explorada.

A Petrobras recebeu, nesta segunda-feira (20), a licença do Ibama para a perfuração de um poço exploratório de petróleo nas águas profundas do Amapá, na chamada Margem Equatorial brasileira.

De acordo com a companhia, a sonda se encontra na locação do poço, a 500 km da Foz do Rio Amazonas e a 175 km da costa, e a perfuração está prevista para ser iniciada imediatamente, com a duração estimada de cinco meses.

Esta primeira fase ainda é uma etapa de obtenção de informações geológica para avaliar se há, de fato, petróleo e gás na área explorada.

A Petrobras afirma que atendeu a todos os requisitos estabelecidos pelo Ibama, cumprindo integralmente o processo de licenciamento ambiental. Como última etapa de avaliação, a companhia realizou, em agosto, um simulado in loco, denominado Avaliação Pré-Operacional (APO), por meio do qual o Ibama comprovou a capacidade da Petrobras e a eficácia do plano de resposta à emergência.


A licença obtida pela estatal vem a apenas 20 dias do início da COP30, em Belém.

A exploração também expõe um conflito interno no do governo federal entre alas pró e outra contra a exploração. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, era até então uma importante voz contra a atuação da Petrobras na Margem Equatorial.