PEC da Segurança Pública: em comissão, diretor-geral da PF defende texto do governo

 

Fonte:


Durante a comissão especial que discute a PEC da Segurança Pública na Câmara dos Deputados, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, defendeu a manutenção do texto que veio do governo.


Ele destacou que o ponto da proposta que prevê a articulação das forças de segurança e entes federados é fundamental no combate ao crime. A integração é um dos principais pontos de resistência da oposição e de governadores da direita que criticam o que chamam de interferência direta da União na autonomia dos Estados.

Andrei também defendeu que a PEC vai proporcionar a articulação e a constitucionalização do financiamento para a segurança pública. Hoje os orçamentos são garantidos constitucionalmente somente para as áreas da educação e da saúde e não para a segurança pública. Andrei destacou que todo ano é uma dificuldade para se garantir um orçamento elevado para o setor.

Há uma disputa política entre a oposição e a ala mais governista na discussão da megaoperação no Rio de Janeiro, que deixou mais de 100 pessoas mortas na semana passada. O presidente da comissão especial, deputado Aluísio Nunes, criticou a ausência do secretário nacional de segurança pública do Ministério da Justiça e Segurança, Mário Sarrubbo, que hoje está no Rio de Janeiro.