Moraes retira de ação penal pedido do DF para que Bolsonaro passasse por avaliação médica

 

Fonte:


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, alegou falta de pertinência e retirou da ação penal da trama golpista o pedido do Governo do DF para que o ex-presidente Jair Bolsonaro passasse por uma avaliação médica. As autoridades do DF queriam saber se Bolsonaro teria condições de ficar preso na Papuda. Ibaneis Rocha, governador do DF, é aliado de Bolsonaro e diante da movimentação do STF para avaliar celas na Papuda, encaminhou ofício ao STF.

O ministro, Moraes, no entanto entendeu que a solicitação feita pelo GDF não tem pertinência com a ação penal e determinou que o ofício fosse retirado dos autos do processo da trama golpista. Na prática, Moraes deixa de avaliar a medida e portanto não haverá nenhum tipo de avaliação médica quanto à condição do ex-presidente, para saber se ele pode ou não ir para a Papuda.

Alexandre de Moraes, ministro do STF

Gustavo Moreno/STF

Esse tipo de solicitação só deve ser avaliado pelo ministro, quando houver e, se houver, a determinação de que a pena de 27 anos de prisão na trama golpista, será cumprida na Papuda. Bolsonaro segue em prisão domiciliar, cumprindo medidas cautelares. O recurso contra a pena no julgamento da trama golpista começa a ser analisado pelo STF amanhã.