Ministério da Justiça e agentes da Polícia Civil combatem golpe do falso advogado

 

Fonte:


Nesta quinta-feira (dia 23), a Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou a Operação Litis Simulatio contra uma associação criminosa especializada no golpe do falso advogado. A Justiça expediu 25 mandados de busca domiciliar e 16 de prisão temporária, que foram cumpridos no Ceará e no Rio de Janeiro contra suspeitos de articularem o esquema de fraudes e pessoas que receberam valores ilícitos em suas contas.

De acordo com as investigações, o grupo tinha como alvos pessoas com processos judiciais em andamento, especialmente ações contra o INSS, além de precatórios e Requisições de Pequeno Valor (RPVs, ou seja, indenizações de até 60 salários mínimos) a receber.

O esquema começou a ser descoberto após a denúncia de uma vítima em Florianópolis (SC), que acreditou estar pagando “taxas” e “custas processuais” inexistentes em um processo contra o Estado de Santa Catarina.

A mulher chegou a transferir cerca de R$ 270 mil aos bandidos, que se apresentaram como advogados ou secretárias de escritórios de advocacia fictícios.

“Criminosos estão se fazendo passar por advogados, utilizando informações reais de processos judiciais para enganar vítimas e induzi-las a transferir valores sob falsas promessas de recebimento de indenizações, geralmente em processos trabalhistas, previdenciários ou cíveis. Após o envio do dinheiro, encerram a comunicação e desaparecem”, disse o secretário nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo.

A ação policial de hoje contou com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e a colaboração das polícias civis do Ceará e do Rio de Janeiro.