Lula se reúne com Jorge Messias no Alvorada e deve oficializar indicação ao STF nas próximas horas
Presidente sinaliza que enfrentará desgaste no Congresso para emplacar o AGU, apesar da resistência no Senado e da projeção de votos insuficientes para aprovação. A novela sobre a escolha do próximo ministro do Supremo Tribunal Federal deve terminar nas próximas horas desta quinta-feira (20). O advogado-geral da União, Jorge Messias, está reunido neste momento com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio da Alvorada. Segundo interlocutores próximos a ambos, Lula chamou Messias para oficializar sua indicação ao STF. A decisão ainda não foi anunciada publicamente, mas o movimento confirma articulações em curso desde o início da semana.
Na segunda-feira, Lula se reuniu com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e informou que manteria a escolha de Messias, apesar da preferência manifestada por parte dos senadores pelo nome do ex-presidente da Casa. Agora, com a conversa no Alvorada, cresce a expectativa de que o anúncio seja feito a qualquer momento.
A indicação tende a provocar desgaste político. No momento, o governo enfrenta resistência no Senado e não dispõe dos votos necessários para aprovar o nome de Messias. Uma tabela apresentada pelo senador Davi Alcolumbre ao presidente apontava que o AGU teria, em média, apenas 28 votos — bem abaixo dos 41 exigidos para confirmação.
A aposta do Planalto é que, com a indicação oficial, o cenário possa mudar. Por ora, Lula e Messias conversam reservadamente sobre os últimos ajustes antes da formalização do nome para o Supremo.
