Lula desembarca na África do Sul para participar de cúpula do G20

 

Fonte:


O encontro reúne representantes das maiores economias do mundo e deve tratar de temas como economia global, mudança do clima, transição energética e minerais críticos. O presidente Lula desembarcou nesta sexta-feira em Joanesburgo, na África do Sul, para participar da cúpula de chefes de Estado e governo do G20, que ocorre neste fim de semana. O encontro reúne representantes das maiores economias do mundo e deve tratar de temas como economia global, mudança do clima, transição energética e minerais críticos.

Lula também tem previstas reuniões bilaterais, incluindo um encontro com o presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, para discutir a ampliação do comércio entre os dois países.

Segundo o governo brasileiro, no G20 serão três reuniões temáticas sobre crescimento econômico sustentável, clima e risco de desastres, além de debates sobre inteligência artificial, trabalho decente e a cadeia de minerais estratégicos. A expectativa é que o encontro produza uma Declaração de Líderes, apesar da ausência dos Estados Unidos e da sinalização de que o país não vai apoiar o documento. A África do Sul defende a manutenção da declaração, e tem o apoio do Brasil.

Lula embarcou ontem à noite e, depois de participar do G20, segue para Moçambique, onde faz uma visita de Estado ao presidente Daniel Chapo, depois participa de um evento empresarial e acompanha a assinatura de acordos de cooperação. As iniciativas devem abranger áreas como saúde, educação e agricultura, reforçando a pauta de integração entre os dois países.