Lula critica PL Antifacção: 'trocar o certo pelo duvidoso só favorece quem quer escapar da lei'
Presidente e ministro Fernando Haddad criticam o texto aprovado na Câmara. Eles afirmam que o projeto enfraquece operações da PF e cria insegurança no combate ao crime organizado. O presidente Lula criticou, nesta quarta-feira (19), o PL Antifacção aprovado na Câmara e disse que ele enfraquece o combate ao crime e gera insegurança jurídica. Foi a primeira vez que o líder se manifestou sobre o projeto e disse que trocar o certo pelo duvidoso só favorece quem quer escapar da lei.
No X, Lula pediu que o Senado tenha responsabilidade e que o diálogo prevaleça e garanta instrumentos eficazes no enfrentamento às facções criminosas.
Initial plugin text
O ministro da fazenda, Fernando Haddad, também criticou o texto e disse que operações como a realizada contra o Banco Master e a Carbono Oculto serão enfraquecidas se o projeto for aprovado no Senado.
Haddad afirmou que o PL asfixia a Polícia Federal e não o crime organizado, e que o projeto é aprovado enquanto a PF está no melhor momento de combate ao crime. Ele defendeu o reforço de outros órgãos, como o COAF e a Receita Federal e disse que é preciso pegar o andar de cima.
