Lula chama Messias ao Palácio da Alvorada e anuncia indicação para o STF
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu, no Palácio da Alvorada, nesta quinta-feira, com o advogado-geral da União, Jorge Messias, e anunciou sua decisão de indicá-lo à vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF) com a saída de Luís Roberto Barroso.
Na noite de segunda-feira com o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que era o preferido de seus colegas para a vaga no Supremo, o petista, segundo aliados, já havia indicado a sua preferência por Messias. Para o senador, o presidente havia reservado o posto de candidato ao governo de Minas Gerais. Mas Pacheco repetiu a Lula que tem a intenção de encerrar a sua vida pública ao final do atual mandato, em 2026.
Messias terá de ser sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e depois aprovado por pelo menos 41 parlamentares no plenário. As únicas três vezes em que a Casa barrou nomes foram em 1894, na Primeira República, durante o governo de Floriano Peixoto.
Na semana passada, a votação apertada no Senado para a recondução do procurador-geral da República, Paulo Gonet, despertou um alerta em aliados do governo. Gonet foi aprovado para um novo mandato na PGR por 45 votos a 26, placar mais apertado desde a redemocratização.
Ontem, Lula passou o dia em Belém em reuniões relacionadas à COP30. Agora à tarde viajará para São Paulo, onde participará da cerimônia de abertura do Salão do Automóvel. De São Paulo, embarca para África do Sul. O retorno ao Brasil acontecerá na terça-feira. A viagem incluirá também uma visita a Moçambique.
