Governo envia hoje ao Congresso dois PLs para tentar compensar perda de arrecadação

 

Fonte:


O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que ainda hoje o governo envia ao Congresso dois projetos de leis separados como alternativa à perda de arrecadação com a medida provisória do IOF, que acabou caducando no Congresso e impôs uma derrota ao Palácio do Planalto.


Um projeto de lei será de controle de gastos e o outro sobre aumento de receita, o que inclui, por exemplo, crédito tributário, seguro-defeso, entre outros projetos.

Haddad afirmou, em entrevista ao programa Estúdio I da Globo News, que o projeto de controle de gastos renderia até um pouco mais de R$ 15 bilhões, na ordem de R$ 20 bilhões.

Já em relação às bets e às fintechs, algo que o presidente Lula vem insistindo já há algum tempo, Haddad disse que o Congresso precisa dar uma palavra definitiva sobre elas e que, inclusive, o presidente faz questão que os parlamentares se debrucem sobre o tema.


Em relação às fintechs, Haddad frisou o discurso do presidente de que elas são, muitas vezes, dez vezes maiores do que os próprios bancos e pagam uma contribuição diferenciada.

Ele frisou que está confiante que ainda nesta semana os dois projetos de lei possam ser votados tanto na Câmara quanto no Senado. Haddad também reforçou na entrevista que este ano o governo federal tem enfrentado dificuldade com o Congresso, que começou desde o debate da desoneração da folha de pagamento.