É golpe: sites oferecem falsos testes de detecção de metanol, alerta Senacon

 

Fonte:


A preocupação com a presença de metanol em bebidas alcoólicas virou oportunidade para golpistas na internet. Sites fraudulentos já oferecem supostos reagentes capazes de identificar o perigo nos líquidos. Mas a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), alerta que a procedência e a eficácia dos testes não foram confirmadas.

Perícia médica do INSS: veja o que leva o perito a negar um pedido de benefício por incapacidade

Semanada ou mesada: o que é ideal para as crianças? Quando começar? Quanto pagar? Vale suspender?

Os anúncios na internet direcionam os usuários a sites abertos por criminosos, com o objetivo de obter vantagem financeira e coletar dados pessoais de vítimas, como o CPF. Ao entrarem em contato com esses links, a recomendação é registrar denúncia no portal consumidor.gov.br ou procurar o Procon local.

A Senacon informa que não há conhecimento sobre a comercialização de testes para detecção de metanol disponíveis para compra pela população em geral. A secretaria, por meio do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), está dialogando com universidades públicas para conhecer as soluções em desenvolvimento para a detecção de metanol em bebidas alcoólicas e avaliar possibilidades de cooperação técnica que contribuam para o enfrentamento da crise.

"Identificamos modelos de testagem com potencial para contribuir com a detecção de metanol e estamos avaliando a viabilidade técnica e regulatória para que essas soluções possam ser utilizadas com segurança. A Senacon segue acompanhando o tema com prioridade e responsabilidade", diz o diretor do DPDC, Osny da Silva Filho.