De letra, no ângulo e de cavadinha: relembre os 'golaços' que marcaram o futebol internacional em 2025

 

Fonte:


Em 2025, o futebol internacional entregou uma coleção de gols que cruzou fronteiras antes mesmo de cruzar a linha. De obras-primas forjadas nos maiores palcos do planeta a lampejos inesperados em ligas periféricas, o ano foi repleto de lances que redefiniram ângulos, desafiaram goleiros e incendiaram confrontos. Cada golaço parecia um lembrete de que, apesar das táticas e da tecnologia, o jogo ainda pertence ao instante imprevisível.

Houve chutes que viajaram como mísseis, dribles que desmontaram defesas inteiras, voleios antológicos e jogadas coletivas que pareciam coreografias ensaiadas por meses — mas criadas em segundos. O GLOBO seleciona os gols que se tornaram acontecimentos globais, ecoando de Madri a Tóquio, de Manchester a Buenos Aires, e provando que a arte do futebol segue universal.

Janeiro

Lyndon Dykes - Birmingham

Atacante marcou um voleio de fora da área para por o Birmingham em vantagem de 2 a 0 contra o Lincoln City, em jogo válido pela terceira rodada da Copa da Inglaterra.

Raphinha contra o Real Madrid

Brasileiro brilhou contra o Real Madrid no King Abdullah Sports City, onde conquistou sua 15ª Supercopa da Espanha, com o placar de 5 a 2. Raphinha foi eleito o MVP (Most Valuable Player - Jogador mais valioso) da decisão. Em um dos lances, bagunçou a defesa do Real na pequena área.

Fevereiro

Jamie Donley - Stoke City

Irlandês meia do Stoke City roubou a bola no meio de campo e chutou um pouco depois da linha para encobrir o goleiro e marcar uma pintura que nem Pelé fez.

Initial plugin text

Março

Couhaib Driouech - PSV

Marroquinho marcou pintura de cobertura contra o Arsenal pela Champions.

Initial plugin text

Dória

Brasileiro deu um chute "escorpião" espetacular depois da cobrança de escanteio e fez o primeiro gol do Atlas na virada sobre o Tijuana.

Initial plugin text

Abril

Endrick - Real Madrid

Aos 30 do 1º tempo, Endrick recebeu passe de Vinicius Jr., invadiu a área e deu linda cavadinha sobre o goleiro do Real Sociedad.

Anderson Talisca - Fenerbahce

Anderson Talisca foi o craque da partida na vitória do Fenerbahce por 4 a 1 contra o Trabzonspor.

Initial plugin text

Maio

Omar Marmoush - Man. City

O golaço de Omar Marmoush contra o Bournemouth, marcado no início deste mês, foi eleito o Gol da Temporada da Premier League.

Initial plugin text

Julio Enciso - Brighton

O belíssimo chute de longa distância de Julio Enciso inspirou o Ipswich a reagir após estar perdendo por dois gols e arrancar um empate por 2 a 2 contra o Everton.

Initial plugin text

Junho

Pedro Neto - Chelsea

Atacante driblou de forma desconcertante o zagueiro Ryan Hollingshead, o deixando no chão, e chutou forte no contrapé de Lloris para marcar o golaço.

Antony - Portlanda Timbers

Antony Santos do Portland marca um golaço em jogada individual contra o St. Louis.

Julho

Cole Palmer - Chelsea

Cole Palmer faz 2 gols e dá 1 assistência na final da Copa do Mundo de Clubes, e garante a vitória do Chelsea sobre o PSG, se sagrando campeão.

Initial plugin text

Agosto

Richarlison - Tottenham

Lembrou da Copa? Brasileiro marcou de voleio na vitória contra o Burnley.

Initial plugin text

Setembro

Vini Jr. - Real Madrid

Camisa 7 marcou de trivela contra o Levante pela La Liga.

Initial plugin text

Gabriel Martinelli - Arsenal

Ponta fez uma pintura nos acréscimos em Arsenal e Manchester City, deixando o goleiro paralisado.

Initial plugin text

Outubro

Jeff Ekhator - Genoa

Ekhator marcou de letra contra o Napoli em um jogo da Serie A.

Initial plugin text

Novembro

Cristiano Ronaldo - Al Nassr

A bicicleta de Cristiano Ronaldo, aos 96 minutos, na vitória do Al-Nassr por 4 a 1 sobre o Al-Khaleej, tomou conta da imprensa internacional.

Initial plugin text

Estevão - Chelsea

O brasileiro recebeu na ponta direita, passou por Cubarsí, deixou Balde para trás e finalizou forte, marcando um golaço que ampliou a vantagem contra o Barcelona.

Initial plugin text

Piotr Zielinski

Calhanoglu manda bola fatiada para Zielinski, que bate de primeira e faz 1 a 0 no Verona.