Corinthians bate o Cruzeiro nos pênaltis e vai à final da Copa do Brasil

 

Fonte:


Para chegar à final da Copa do Brasil, o Corinthians só precisava empatar contra o Cruzeiro em casa na noite deste domingo. O alvinegro, no entanto, fez um primeiro tempo para o esquecimento e a Raposa, que elevou muito o seu nível de jogo em relação à partida de ida ,conseguiu abrir o placar com Arroyo aos 40 minutos. Era preciso mudar e por isso o técnico Dorival Júnior mandou a campo Garro e Raniele para o segundo tempo. Nem bem a etapa complementar começou, no entanto, e o Cruzeiro ampliou para 2 a 0, de novo com Arroyo. O resultado colocava os mineiros na decisão, mas a reação corintiana foi rápida e Matheus Bidu descontou.

A partir desse momento só o Corinthians jogou e as traves e defesas de Cássio terminaram por salvar os cruzeirenses de tomar o empate e perder a classificação. Os pênaltis vieram e logo de cara os alvinegros viram Matheus Pereira fazer e Yuri Alberto perder. Na sequência todos os cruzeirenses e corintianos converteram até Gabriel Barbosa ter a chance de classificar o Cruzeiro. O atacante, no entanto, parou em Hugo Souza, assim como Wallace, o que, aliado aos pênaltis feitos por Gustavo Henrique e Breno Bidon, resultou na classificação do Corinthians à decisão da Copa do Brasil.

Para o técnico Dorival Júnior, um dos grandes méritos da equipe foi a capacidade de reagir a momentos adversos no jogo:

"O Cruzeiro teve, a partir de um determinado momento, os dois volantes jogando muito. Estávamos tentando uma correção para buscarmos uma compactação maior e não estava acontecendo. Mudamos a postura, mudamos o entendimento. Os jogadores acreditaram, tomamos o gol logo no início, foi um pecado. Depois, fizemos um segundo tempo quase que impecável"

Na final, os corintianos enfrentarão o Vasco da Gama, que derrotou o Fluminense nos pênaltis. O primeiro jogo será na Neo Química Arena na quarta-feira, enquanto o segundo ocorrerá no Rio de Janeiro no domingo.

Com a decisão da Copa do Brasil sendo entre Corinthians e Vasco, não há mais chances de o São Paulo ir à Libertadores do ano que vem. Para que o tricolor pudesse ir ao principal torneio continental, era necessário que Cruzeiro ou Fluminense fossem campeões da competição nacional.