COP30: Helder Barbalho rebate Trump após críticas sobre estrada na Amazônia; veja vídeo
O governador do Pará disse que Trump deveria estar em Belém, dando um cheque robusto na proporção do que representa os Estados Unidos para as emissões de gases do efeito estufa. O governador do Pará, Helder Barbalho, afirmou que é uma ironia o presidente Donald Trump dizer que parte da Floresta Amazônica foi destruída para a construção de uma estrada para levar ambientalistas até Belém, cidade que é a sede da trigésima edição da conferência climática da ONU.
O governador paraense disse que a rodovia vai ajudar muito, inclusive, a população local. Helder Barbalho afirmou que Trump deveria participar do evento e doar um cheque robusto para os fundos contra as mudanças climáticas. O presidente americano fez o comentário no domingo por meio da rede social dele, a Truth Social, além de ter publicado um vídeo da FOX News com críticas à construção:
"Os Estados Unidos é o principal emissor de gases de efeito estufa para a atmosfera. Não é crível, beira a ironia, que ao invés de estar aqui discutindo o meio ambiente, ao invés de estar aqui, colocando um cheque robusto na proporção do que representa os Estados Unidos para as emissões de gases de efeito estufa para a atmosfera e venha de forma risível tratar sobre uma rodovia que conecta milhões de pessoas que hoje ficam 3, 4, 5 horas no ônibus".
Governador do Pará, Helder Barbalho. Vídeo: Joyce Carvalho/ CBN
Além da crítica ao presidente dos EUA, Helder Barbalho disse que o que ele mais espera é que a COP, em Belém, deixe um forte legado, que os compromissos sejam efetivamente cumpridos a partir, inclusive, do que não foi feito desde o acordo de Paris.
