Como é o anúncio com Ronald Reagan que deixou Trump furioso e o fez suspender negociações comerciais com Canadá

 

Fonte:


Um comercial de TV com imagens e voz de Ronald Reagan reacendeu tensões políticas entre os Estados Unidos e o Canadá. O vídeo, produzido pelo governo da província de Ontário, levou o presidente Donald Trump a suspender as negociações comerciais com o país, acusando a peça de ser “falsa” e “manipulada”.

Trump diz que negociações comerciais com o Canadá estão encerradas, após polêmico anúncio com Ronald Reagan

O anúncio exibe trechos de um discurso de rádio de Reagan, de 25 de abril de 1987, em que o então presidente americano defendia o livre comércio e condenava tarifas protecionistas. Na época, Reagan falava de Camp David, às vésperas de uma reunião com o primeiro-ministro japonês, e comentava sobre as tensões comerciais com o Japão, cenário que hoje ecoa nas políticas tarifárias de Trump.

A Fundação e Instituto Presidencial Ronald Reagan criticou o uso do material, afirmando que o governo de Ontário não pediu autorização para editar o discurso e que o anúncio “deturpa” o conteúdo original. “A campanha utilizou áudio e vídeo seletivos do presidente Reagan”, disse a entidade em comunicado.

O discurso é autêntico, mas foi editado de forma a omitir passagens em que Reagan defendia ações pontuais contra práticas comerciais desleais, como as dos semicondutores japoneses. O núcleo da mensagem, no entanto, reforça a visão liberal do ex-presidente sobre comércio internacional: ele alertava que tarifas elevadas aumentam os preços, reduzem empregos e provocam guerras comerciais.

Veja o discurso original:

Initial plugin text

Trump, em publicação no Truth Social, classificou o vídeo como “falso” e acusou o governo canadense de manipular a imagem de Reagan para fins políticos. O presidente ordenou a suspensão temporária das conversas comerciais com o Canadá e criticou o primeiro-ministro de Ontário, Doug Ford, que admitiu ter promovido o vídeo em redes de TV americanas e durante jogos da liga de beisebol, incluindo a série da Liga Americana com o Toronto Blue Jays.

— Quisemos pegar as palavras de Ronald Reagan e transmiti-las ao povo americano — declarou Ford, negando qualquer intenção de provocação. — Esse anúncio não é maldoso. É factual. E vindo de uma pessoa como Ronald Reagan, todo republicano se identifica com essa voz.

A disputa criou um impasse diplomático inesperado entre dois aliados tradicionais, em um momento em que ambos os países tentavam revisar tarifas e acordos comerciais. A Fundação Reagan, por sua vez, afirmou estar avaliando ações legais contra o governo canadense e incentivou o público a assistir ao discurso original, disponível na Biblioteca Reagan no YouTube.