China diz que vai trabalhar com os Estados Unidos para resolver questão do TikTok

 

Fonte:


A China prometeu cooperar com os Estados Unidos para resolver o futuro das operações do TikTok no país, mas evitou afirmar se concordou com o acordo defendido pelo presidente Donald Trump para separar o principal ativo da ByteDance.

Em reunião: Trump e Xi acertam trégua de um ano e anunciam acordo sobre terras-raras e tarifas

Lula e Trump: veja quais são os próximos passos da negociação sobre o tarifaço após encontro histórico

O Ministério do Comércio da China afirmou nesta quinta-feira que está comprometido em resolver adequadamente as questões relacionadas ao TikTok, sem mencionar detalhes específicos.

O acordo idealizado por Trump prevê a criação de uma nova empresa que assumiria o negócio do TikTok nos EUA, controlada majoritariamente por investidores americanos, com a participação da ByteDance reduzida a menos de 20%, conforme exigido por uma lei de segurança nacional.

Se concretizado, o acordo eliminaria um ponto recorrente de atrito nas relações entre Pequim e Washington e representaria um avanço nas negociações bilaterais mais amplas. No entanto, também tiraria da empresa privada mais valiosa da China o controle sobre um fenômeno das redes sociais americanas.

Valor potencial: Trump assina ordem sobre TikTok e fixa valor de US$ 14 bilhões para operação nos EUA

Trump, e o líder chinês, Xi Jinping, se reuniram nesta quinta-feira e acertaram uma trégua de um ano na guerra comercial. Foi o primeiro encontro frente a frente desde 2019.