Chefe de operações do Estado-Maior russo é morto em explosão de carro em Moscou
Adriana Brandão, da RFI, destaca que um general do Estado-Maior russo morreu, na manhã desta segunda-feira (22), na explosão de um carro no sul de Moscou. O Comitê de Investigação da Rússia fala em atentado e afirma investigar uma possível ligação com serviços especiais da Ucrânia.
Segundo os investigadores, a bomba explodiu quando o carro dirigido pelo general saía de um estacionamento. A vítima era o tenente-general Fanil Sarvarov, de 56 anos, chefe do Departamento de Treinamento Operacional do Estado-Maior.
Fanil Sarvarov ocupava um dos cargos-chave da hierarquia militar e participou ativamente na guerra contra a Ucrânia. Desde o início da ofensiva russa contra a Ucrânia, em fevereiro de 2022, Kiev foi acusada várias vezes de realizar ataques contra personalidades e autoridades militares russas, tanto na Rússia quanto nas áreas ocupadas por Moscou, na Ucrânia. A morte do general acontece no dia seguinte de uma nova rodada de negociações para pôr fim ao conflito.
Estados Unidos e Ucrânia apontaram em um comunicado conjunto conversas produtivas e construtivas nas discussões realizadas em Miami. No entanto, nenhum avanço significativo foi alcançado. Representantes do alto escalão da Ucrânia, Rússia e de aliados europeus de Kiev passaram os últimos três dias na cidade da Flórida para uma série de conversas separadas.
