Cerimônia de Abertura Milão-Cortina tem Mariah Carey, Brasil estiloso e vaias a EUA e Israel
Os Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina apresentaram nesta sexta-feira a Cerimônia de Abertura simultânea em quatro locais. E logo na parte inicial da festa, que começou pontualmente às 20 horas locais, a cantora americana Mariah Carey surgiu no centro do Estádio San Siro, em Milão. Em seguida, Laura Pausini cantou o hino da Itália.
Mariah Carey se apresenta na cerimônia de abertura dos Jogos de Milão-Cortina
Piero CRUCIATTI / AFP
Mariah esbanjou seu italiano ao cantar “Nel Blu, dipinto di Blu”, de Domenico Modugno. A canção é um clássico do festival Sanremo de 1958, marcando época para a música italiana.
Com o refrão "Volare", a canção venceu dois prêmios Grammy, um feito inédito para obras do país. Em seguida, Mariah entoou um de seus maiores clássicos, "Nothing is Impossible", simbolizando o espírito esportivo.
De acordo com Marco Balich, diretor criativo da Cerimônia de Abertura de Milão-Cortina, o espetáculo, cujo tema foi "Harmonia", tinha como objetivo destacar a história e a identidade italianas em linguagem contemporânea. A cerimônia também foi realizada em Predazzo, Livigno e Cortina e buscou renovar mensagens de paz e valores humanos compartilhados.
Os dançarinos de balé Antonella Albano e Claudio Coviello representam O mito de Cupido e Psiqué
(Photo by Alexander NEMENOV / AFP)
Um clipe mostrando a diversidade e o clima festivo italiano, com imagens das cidades, estações de esqui, referências à moda e comida, apareceu no telão em Milão para a contagem regressiva.
O primeiro quadro de apresentação valorizou a beleza da arte italiana, misturando-a à Grécia, país berço dos Jogos Olímpicos. Dançarinos com trajes brancos e asas de anjos se apresentam no centro do estádio, para "O mito de Cupido e Psiquê", com referência a Eros e Psique, cuja história é a celebração da beleza e da complexidade das emoções humanas.
Em seguida, as cores tomaram o palco com dançarinos em trajes coloridos, uma parte deles, fantasiados de cafeteira italiana, e bisnagas de tinta penduradas ao alto coloriram o palco.
Dançarinos colorem o San Siro na Cerimônia de Abertura de Milão-Cortina
(Photo by Antonin THUILLIER / AFP)
Na sequência Mariah Carey se apresentou, no primeiro número musical da festa. Ela homenageou a moda italiana ao vestir um modelo customizado de Fausto Puglisi, designer da Sicília.
Depois da apresentação, um vídeo mostrou um trem rumo ao San Siro conduzido por ninguém menos que o multicampeão da motovelocidade Valentino Rossi. De volta ao estádio, os presidentes do COI, Kirsty Coventry, e da Itália, Sergio Mattarella, foram apresentados. E a bandeira da Itália, tanto em Milão como em Cortina d'Ampezzo, foi hasteada. Neste momento, Laura Pausini cantou o hino da Itália no San Siro.
Brasil tem performance
No desfile das delegações, a brasileira passou simultaneamente em todos os palcos de abertura por volta das 16h54 (de Brasília).
Porta-bandeiras e ícones de skeleton e esqui alpino, respectivamente, Nicole Silveira (em Cortina) e Lucas Pinheiro (em Milão) vieram vestindo um enorme casaco puffer branco dupla-face, com a bandeira brasileira sendo exibida do lado de dentro.
Delegação brasileira na cerimônia de Livigno
Rafael Bello/COB
Lucas Pinheiro na cerimônia de abertura em Milão
Gabriel Heusi/COB
Os demais atletas usavam visual parecido, só que preto e com chapéus com o verso da aba verde. Houve tempo até para um "passinho" dos brasileiros em Cortina.
Initial plugin text
A primeira delegação foi a Grécia, berço dos Jogos Olímpicos. A lista seguiu em ordem alfabética e o Brasil foi a 14.ª delegação a entrar.
A delegação de Israel passou sob um misto de aplauso e de vaias, segundo a transmissão do Sportv. Já para os Estados Unidos, as vaias foram mais sonoras. Esse era um dos temores da organização após a notícia da presença de analistas de um departamento subordinado ao Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) na Itália. O vice-presidente dos EUA, JD Vance, e o secretário de Estado, Marco Rubio, acompanharam a cerimônia no estádio.
Logo após o fim do desfile, houve uma apresentação com uma "viagem no tempo", com alegorias passando por antigas práticas, instrumentos, moda e estilo musical das décadas que marcaram os Jogos de Inverno.
Galerias Relacionadas
Haverá ainda apresentação musical de Andrea Bocelli. E o ponto alto da festa, que será o acendimento de duas piras olímpicas, uma em Milão e outra em Cortina.
Galerias Relacionadas
O Brasil estreia na competição na terça-feira, no esqui cross-country, a partir das 5h15 (horário de Brasília), com Bruna Moura e Eduarda Ribera (sprint clássico feminino - classificatória). Às 5h55 entra em ação Manex Silva, nas classificatórias masculinas.
Em atualização.
