Carlos Bolsonaro anuncia renúncia do mandato de vereador no Rio para concorrer ao Senado em Santa Catarina

 

Fonte:


O vereador Carlos Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, anunciou nesta quinta-feira que renunciará ao mandato na Câmara Municipal do Rio e se mudará para Santa Catarina, onde articula uma candidatura ao Senado em 2026. A declaração foi feita por Carlos na abertura da sessão da Câmara nesta quinta-feira.

— Parto dessa cidade com o coração cheio de saudade, mas também com a serenidade de quem sabe que está atendendo uma missão maior, da qual sempre fiz parte. Vou para Santa Catarina para cumprir um chamado que eu não poderia realizar aqui. Não é uma fuga, é a continuidade de uma luta — afirmou Carlos.

O vereador se emocionou, durante o discurso, ao mencionar o pai, que está preso na superintendência da Polícia Federal (PF) em Brasília, onde cumpre pena pela condenação de 27 anos no caso da tentativa de golpe.

— Hoje ele enfrenta uma vida injusta, fruto de um processo recheado de contradições, vícios e interpretações políticas. (...) Bolsonaro está preso, mas não está derrotado. Porque derrotado é quem abandona seus princípios. A Justiça, cedo ou tarde, abrirá a porta que querem manter fechada — argumentou Carlos.

Carlos assumiu seu primeiro mandato como vereador na capital fluminense em 2000, aos 17 anos, e desde então obteve seis reeleições. Ele foi o vereador mais votado no Rio em 2016 e em 2024.

No seu discurso, Carlos mencionou parte das suas realizações como vereador, como a "criação do clube de literatura clássica, para recuperar o imaginário que o ensino moderno insiste em abandonar", e o estabelecimento do "Dia Municipal da Liberdade de Expressão".

O presidente da Câmara do Rio, Carlo Caiado (PSD), elogiou Carlos e chamou o vereador de "sincero" e "amigo", a despeito de eventuais diferenças políticas com outros parlamentares.

Decana da Casa, a vereadora Rosa Fernandes (PSD) também fez um discurso em homenagem a Carlos, e lembrou a entrada do colega na Câmara dos Vereadores ainda sem ser maior de idade.

— Você passou pela juventude com pouca oportunidade de viver efetivamente a adolescência. Sempre com muita cobrança. Vi aquele menino se tornar um homem. E um homem que amadureceu apanhando — discursou a vereadora.

Candidatura ao Senado

O filho de Bolsonaro planeja se candidatar a senador por Santa Catarina, estado para o qual já tem viajado com regularidade ao longo deste ano. A avaliação do PL é que Carlos tem boas condições de se eleger no estado, que deu quase 70% dos votos a Bolsonaro no segundo turno presidencial de 2022. No Rio, por outro lado, a avaliação do partido é de que haveria riscos à eleição, já que o irmão de Carlos, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), também deve ser candidato.

Em Santa Catarina, no entanto, a movimentação de Carlos já gerou resistências de uma ala do PL, que considera que a candidatura do filho de Bolsonaro tira espaço da deputada federal Carol de Toni (PL-SC), também pré-candidata ao Senado.

O governador catarinense Jorginho Mello (PL), que disputará a reeleição, resiste a entregar as duas vagas ao Senado em sua chapa a dois nomes do próprio partido, já que isso dificultaria formar alianças com outras siglas.

Initial plugin text