Brasileiro nos EUA se declara culpado após morder e cuspir em agentes do ICE

 

Fonte:


Um brasileiro admitiu nesta quinta-feira ser culpado de atacar um agente do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) após ser detido na cidade de Hartford, capital do estado americano de Connecticut. O caso aconteceu em junho do ano passado, e o brasileiro encontra-se preso desde então.

Leia mais: Golpistas se passam pelo rei da Bélgica e usam vídeos com IA para extorquir empresários e autoridades

Mundo: China perde prioridade em estratégia de Defesa do Pentágono, que põe foco em segurança nacional e América Latina

O acusado foi identificado pelo Departamento de Justiça dos EUA como Luis Peterson Rohr Ferreira Borges, de 25 anos.

Em outubro de 2023, as autoridades americanas emitiram um mandado de prisão contra Ferreira Borges acusando-o de violar a Lei de Imigração e Nacionalidade.

O brasileiro foi preso no dia 25 de junho do ano passado por agentes do ICE na rua Zion, em Hartford. Segundo o Departamento de Justiça, ele resistiu à prisão. Ao ser colocado em uma viatura, Borges "chutou, se debateu e gritou obscenidades para os oficiais".

"Ferreira Borges começou a levantar e movimentar a perna, que estava a centímetros do agente de Operações de Execução e Remoção (ERO, na sigla em inglês) que dirigia o veículo. Ferreira Borges afirmou que iria chutar o policial no pescoço. Ferreira Borges começou então a morder outro agente do ERO que tentava controlá-lo e cuspiu no agente do ERO que conduzia o veículo", descreveu o Departamento de Justiça em nota.

Borges também tem um processo pendente no Tribunal Superior de Connecticut decorrente de uma prisão em setembro de 2023. Nesse caso, ele é acusado de agressão à segurança pública, emergência médica, transporte público ou pessoal de saúde; agressão em terceiro grau e intimidação baseada em intolerância ou preconceito de primeiro grau.