Alexandre de Moraes dá 15 dias para PF fazer perícia médica em Bolsonaro

 

Fonte:


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou que em 15 dias a Polícia Federal faça uma perícia médica para avaliar o estado de saúde de Jair Bolsonaro.

A decisão foi tomada depois da defesa pedir autorização para o ex-presidente passar por procedimentos cirúrgicos por “piora no quadro clínico, com indicação médica de intervenções cirúrgicas”. Os advogados disseram que o procedimento é para tratar de hérnia inguinal e devido a soluços persistentes. No pedido, a defesa cita necessidade de internação de cinco a sete dias.

Na decisão, Moraes cita que, desde quando Bolsonaro foi preso na Superintendência da Polícia Federal em 22 de novembro, houve a garantia de "atendimento médico em tempo integral"; e que, nesse tempo, não houve nenhuma informação de situação médica emergencial. O ministro ainda alertou que os exames médicos apresentados pela defesa não são atuais, e que o mais recente foi realizado há três meses, sem que à época os médicos tenham indicado necessidade de imediata intervenção cirúrgica

A defesa ainda pede que o ex-presidente seja transferido para prisão domiciliar humanitária com base nos princípios da dignidade da pessoa humana, do direito à saúde e da proteção integral ao idoso. Para isso, os advogados sugeriram que ele fique com tornozeleira eletrônica e “outras condições” que Moraes achar que são necessárias.

Visitas

Também nesta quinta-feira, Moraes autorizou as visitas da ex-primeira dama, Michelle Bolsonaro, e do filho, o senador Flávio Bolsonaro, para a próxima terça-feira (16). Cada um vai ter direito a um tempo de 30 minutos de visita, que deve ocorrer entre 9h e 11h.