Vulcão de lama entra em erupção em Taiwan e lança chamas de até dois metros; veja vídeo
Um vulcão de lama entrou em erupção na madrugada desta quarta-feira no município de Wandan, no condado de Pingtung, ao sul de Taiwan, lançando jatos de lama e chamas de até dois metros de altura por cerca de três horas.
Tempestade solar histórica adia missão da NASA e pinta o céu com auroras boreais raras; entenda
O episódio, registrado em vídeos que circulam nas redes sociais, mostra moradores observando o fenômeno e até lançando trapos em chamas sobre as aberturas, o que fez o gás metano emitido se incendiar, criando um espetáculo de fogo e lama.
Veja o momento:
Initial plugin text
Initial plugin text
De acordo com o abade do Templo Huangyuan, Chang Pao-hui, localizado em frente ao ponto da erupção, esta foi a segunda ocorrência no ano — a anterior havia sido há seis meses. O local produziu cinco aberturas de onde a lama e o gás foram expelidos.
O chefe da aldeia de Wannei, Chen Yu-yi, coordenou equipes para cavar canais de desvio e impedir que o material escorresse para as plantações próximas.
Segundo o geólogo Mark Tingay, ouvido pela BBC, o vulcão de lama de Wandan é um caso raro e instável: embora costume entrar em erupção no mesmo ponto, novos focos podem surgir a quilômetros de distância.
As erupções ocorrem quando gases subterrâneos de alta pressão, como o metano, se misturam com água subterrânea, dissolvendo rochas e expelindo lama e vapor pela superfície.
