Vijay: saiba quem é o ator indiano que trocou cinema por política e teve comício marcado por tragédia que matou ao menos 36

 

Fonte:


Um comício político em Karur, no estado de Tamil Nadu, na Índia, terminou em tragédia na noite deste sábado. O evento, organizado por Joseph Vijay Chandrasekhar, ator de cinema conhecido profissionalmente como Vijay, foi palco de uma correria que deixou pelo menos 36 mortos, entre eles oito crianças. Outras 45 pessoas ficaram feridas. O número de vítimas ainda pode aumentar, segundo o ministro da Saúde estadual, Ma Subramanian.

Perda de comunicação: Hamas diz ter perdido contato com dois reféns em meio a bombardeios em Gaza

Após 34 anos: Polícia identifica suspeito de assassinato de quatro adolescentes nos EUA

A multidão, reunida diante de um palco improvisado sobre um ônibus, entrou em pânico em meio ao discurso do astro, um dos nomes mais populares da indústria cinematográfica do sul da Índia. Vídeos que circularam nas redes sociais mostram Vijay interrompendo a fala ao perceber a movimentação de ambulâncias. Ele pediu aos seguidores que abrissem caminho para a passagem dos veículos de emergência.

Quem é Vijay?

Aos 50 anos, Joseph Vijay Chandrasekhar é um dos maiores ícones do cinema tâmil. Filho de um diretor e de uma cantora de playback, construiu uma carreira que soma mais de 60 filmes, muitos deles sucessos de bilheteria.

Em 2024, após quase três décadas no cinema, Vijay anunciou a aposentadoria da vida artística para fundar o partido Tamilaga Vettri Kazhagam (Partido da Vitória de Tamil Nadu, em tradução livre).

A tragédia em Karur, contudo, representa um duro teste para sua recém-iniciada trajetória. E a repercussão foi imediata.

Local onde ocorreu pisoteamento de dezenas de pessoas, durante um comício eleitoral do ator e político Vijay.

AFP

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, classificou o episódio como “profundamente triste” em mensagem publicada no X, enquanto o chefe de governo de Tamil Nadu, M.K. Stalin, apelou à colaboração da população com médicos e policiais.

Em nota, o próprio Vijay afirmou: “Meu coração está despedaçado. A dor que sinto é indescritível”.