Vídeos mostram momento em que avião com integrantes do governo da República Democrática do Congo pega fogo após pouso 'descontrolado'
Um avião particular que transportava integrantes do governo da República Democrática do Congo saiu da pista e pegou fogo ao pousar no Aeroporto de Kolwezi, na manhã desta segunda-feira. A aeronave, um jato fretado da Embraer operado pela Airjet Angola, levava o ministro de Minas, Louis Watum Kabamba, e parte de sua delegação. Não houve mortes nem feridos graves.
O fungo mais caro do mundo: cogumelo japonês chega a R$ 125 mil o quilo e supera trufas e caviar em leilão
Imagens nas redes sociais mostram chamas e colunas de fumaça preta subindo dos destroços logo após o impacto. Vídeos gravados por passageiros revelam o pânico a bordo no momento em que a asa da aeronave raspa o chão em alta velocidade, segundos antes de o avião perder o controle.
Veja:
Initial plugin text
Initial plugin text
Segundo relatos locais, o jato não conseguiu frear após tocar a pista 29 e derrapou de barriga para baixo. A parte traseira pegou fogo quase imediatamente, obrigando as equipes de segurança do aeroporto a agir rapidamente. Bombeiros e funcionários utilizaram mangueiras de água para conter as chamas enquanto tentavam retirar os ocupantes.
A evacuação ocorreu de forma caótica. Os degraus na parte frontal do avião se abriram, permitindo que os passageiros mais próximos escapassem rapidamente. Já aqueles posicionados no meio e na traseira, atingida diretamente pelo fogo, foram obrigados a saltar pela saída central, muitos deles pulando sobre a asa antes de cair ao solo com mochilas nas mãos.
Isaac Nyembo, assessor de comunicação do ministro, confirmou que a aeronave “saiu da pista durante o pouso”. As imagens internas mostram passageiros se levantando desesperadamente no instante em que o fogo atinge a cauda.
Em poucos minutos, todo o interior da aeronave foi tomado pelas chamas, enquanto enormes nuvens de fumaça escura subiam no aeroporto. Apesar do cenário de destruição, as autoridades informaram que todos os ocupantes sobreviveram.
