Vice-presidente da CPI do INSS registra queixa de ameaça de morte contra parlamentar do mesmo partido

 

Fonte:


O vice-presidente da CPI do INSS, deputado Duarte Jr. (PSB-MA), registrou nesta quarta-feira um boletim de ocorrência na Polícia Legislativa contra o deputado estadual Edson Araújo (PSB-MA) por suposta ameaça de morte. Ambos são do mesmo estado e do mesmo partido, o PSB.

Araújo é vice-presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), citada entre as entidades na Operação Sem Desconto da Polícia Federal, que investiga fraudes contra os aposentados, entre 2019 e 2024.

Procurado, o deputado estadual não se manifestou.

O esquema envolvia descontos não autorizados no valor dos benefícios para associações e entidades sindicais por meio de Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) com o INSS.

Duarte Jr. também pediu ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), escolta para ele e para a família. Segundo o parlamentar, Araújo teria enviado ameaças pelo aparelho celular de sua mãe.

De acordo com as capturas de capturas de tela da conversa entre os dois, obtidas pelo GLOBO, Araújo chama Duarte Jr. de "palhaço, irresponsável e incompetente". Ele teria dito ainda que nunca recebeu nada de aposentado e "nós vamos nos encontrar".

Duarte Jr. pergunta: "você está me ameaçando?". E teve como resposta: "Tô porque". Duarte Jr ainda pergunta o que Araújo faria : "Você vai saber".

— Ele me enviou três ameaças claras. Foi uma reação ao discurso que eu fiz na CPI na segunda-feira. O nome de deputado aparece no relatório da PF. Ele recebeu R$ 5 milhões da CBPA — disse Duarte Jr.

Na segunda-feira, a CPM do INSS ouviu Abraão Lincoln Ferreira da Cruz, presidente CBPA. Ele chegou a ser preso durante a audiência por falso testemunho e liberado após pagar fiança. Durante o depoimento, Duarte Jr. questionou Abraão sobre Araújo.

Nesta quinta-feira a CPI deve aprovar a convocação de Araújo, segundo Duarte Jr. Depois será ouvido o ex-ministro do Trabalho e da Previdência de Jair Bolsonaro, Onyx Lorenzoni, que já confirmou presença. Lorezoni é acusado de receber dinheiro dos envolvidos no esquema, durante a campanha.

Veja a troca de mensagens:

Troca de mensagens entre vice da CPI do INSS e deputado estadual

Reprodução

Troca de mensagens entre vice da CPI do INSS e deputado estadual

Reprodução

Troca de mensagens entre vice da CPI do INSS e deputado estadual

Reprodução

Troca de mensagens entre vice da CPI do INSS e deputado estadual

Reprodução