Vendaval afeta abastecimento de água em diversos bairros de SP e região metropolitana

 

Fonte:


As fortes rajadas de vento que atingem a cidade de São Paulo e a região metropolitana provocaram problemas no abastecimento de água nesta quarta-feira (10). Segundo a Sabesp, na capital, diversas regiões enfrentam desabastecimento em função da falta de eletricidade, que impede o bombeamento de água para as residências.

O problema afeta os seguintes bairros: Americanópolis, Morumbi, Parelheiros, Parque do Carmo, Sacomã, Tucuruvi, Vila Clara, Vila Formosa, Vila Mariana e Vila Romana. "Os bairros próximos a essas regiões podem ter sido afetados, pois os reservatórios localizados nesses locais atendem a áreas vizinhas", informa a Sabesp.

Na Grande São Paulo, os municípios de Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Mauá, Santo André, Santa Isabel e Taboão da Serra, Osasco e São Bernardo do Campo também enfrentam o problema. A Sabesp recomenda que os clientes "façam consumo consciente da água armazenada nos reservatórios domiciliares até a completa recuperação dos sistemas".

A empresa informa que está em contato com a concessionária de energia para resolver o problema. Em alguns locais, a energia já foi restabelecida, mas a recuperação do abastecimento ocorre de forma gradual.

O GLOBO procurou a Enel para comentar o assunto e aguarda retorno. 2 milhões de imóveis estão sem luz na região metropolitana, nos dados atualizados às 14h45. Na capital 1,3 milhão de clientes enfrentam o problema, o equivalente a 23% da rede. Equipes da distribuidora estão mobilizadas para restabelecer o fornecimento de energia.

Caos pela cidade

Boneco inflável de Papai Noel na Avenida Paulista foi derrubado pelo vento

Maria Isabel Oliveira/O GLOBO

Voos foram cancelados no Aeroporto de Congonhas. Segundo a concessionária Aena, por determinação do controle de tráfego aéreo, 45 chegadas e 48 partidas foram canceladas. A empresa recomenda que "os passageiros com viagens programadas entrem em contato com as companhias áreas para saber a situação do voo".

A prefeitura anunciou o fechamento de todos os parques municipais da capital paulista. A medida, segundo o poder público, está prevista em protocolos de eventos climáticos extremos "e tem como principal objetivo garantir a segurança dos frequentadores". Atividades natalinas que estavam programadas para o Largo São Bento e a Praça da Sé foram suspensas.

O apagão chegou a afetar também o funcionamento do Hospital São Paulo, localizado na Vila Clementino, Zona Sul da cidade. O endereço ficou sem energia das 22h da noite de terça (9) até o meio dia desta quarta, quando a energia foi restabelecida pela Enel.

Os estragos do vendaval podem ser vistos em diversas ruas da capital. Na Avenida Paulista, a decoração de Natal foi afetada e os ventos derrubaram o boneco inflável do Papai Noel.

O Corpo de Bombeiros recebeu, até o momento, 514 chamados para quedas de árvores. Uma árvore caiu no cruzamento da Avenida Rio Branco com a Rua Aurora, na região central. Na Rua Deputado Lacerda Franco, em Pinheiros, um food truck ficou destruído após ser atingido por uma árvore.