Trump e Kim Jong-un provavelmente farão cúpula em 2026, diz agência de espionagem da Coreia do Sul

 

Fonte:


Trump e Kim se encontraram três vezes durante o primeiro mandato de Trump como presidente, sendo a mais recente em 2019. Durante seu primeiro mandato, Trump se reuniu com Kim Jong-un em 2019 na Coreia do Norte e se tornou o primeiro presidente americano a entrar no país. Trump expressou o desejo de retomar a diplomacia presencial com o líder norte-coreano nesta segunda administração, mas um encontro não foi possível durante a viagem diplomática pela Ásia na semana passada.

Antes da viagem de Trump à Ásia (passando por Malásia, Japão e Coreia do Sul), onde o presidente americano inclusive se encontrou com Lula, especulava-se que ele poderia se encontrar com Kim, o que não ocorreu.

De acordo com a NBC News, a principal agência de espionagem da Coreia do Sul afirmou nesta terça-feira (4) que existe uma grande possibilidade de a Coreia do Norte e os Estados Unidos realizarem negociações em 2026, após meses de aparente desinteresse por parte de Kim, e de seus líderes se encontrarem em uma cúpula.

Trump e Kim se encontraram três vezes durante o primeiro mandato de Trump como presidente, sendo a mais recente em 2019. Kim e outros funcionários norte-coreanos afirmam que não estão dispostos a negociar com os EUA se o país não aceitá-los como uma potência nuclear.