Trump diz que poderá impor tarifas a países que não aceitarem seu plano de anexação da Groenlândia

 

Fonte:


O presidente Donald Trump está participando nesta sexta-feira (16) de uma coletiva de imprensa sobre saúde rural. O encontro ocorre após o governo ter anunciado, em dezembro, que os estados compartilhariam US$ 10 bilhões para assistência médica rural por meio do Programa de Transformação da Saúde Rural. Durante a conferência, ele alertou que poderia impor tarifas aos países que não aceitassem seu plano para os EUA assumirem o controle da Groenlândia.

"Talvez eu faça isso também com a Groenlândia", disse Trump após discutir suas políticas tarifárias. "Posso impor tarifas a países que não concordarem com a Groenlândia, porque precisamos da Groenlândia para a segurança nacional", disse sem dar mais detalhes.

Nesta quinta-feira (15), Trump anunciou as linhas gerais de um plano de saúde que ele quer que o Congresso aprove, em um momento em que os republicanos enfrentam crescente pressão para lidar com o aumento dos custos da saúde, após os legisladores deixarem os subsídios expirarem.

O ponto principal de sua proposta é enviar dinheiro diretamente aos americanos para contas de poupança saúde, para que possam lidar com os custos de seguro e saúde da maneira que acharem melhor. Os democratas rejeitaram a ideia, considerando-a uma substituta insignificante para os créditos fiscais que ajudaram a reduzir os prêmios mensais para muitas pessoas.