Trump diz que EUA planejam ataque por terra 'muito em breve' contra traficantes na América Latina
O presidente Trump afirmou na terça-feira que seu governo poderia atacar supostos traficantes de drogas que atravessam a América Latina por terra "muito em breve", o que representaria uma escalada na campanha militar dos EUA de ataques letais contra supostos barcos de narcotráfico .
"Vamos começar a fazer esses ataques em terra também", disse o Sr. Trump a repórteres durante uma reunião de gabinete, quando questionado sobre os ataques marÃtimos da administração. "Sabe, em terra é muito mais fácil... E nós conhecemos as rotas que eles usam. Sabemos tudo sobre eles. Sabemos onde eles moram. Sabemos onde os maus moram. E vamos começar isso muito em breve também."
O Sr. Trump não disse definitivamente quando ou onde quaisquer possÃveis ataques terrestres poderiam ocorrer.
Autoridades discutiram possÃveis operações militares na Venezuela nas últimas semanas, conforme relatado anteriormente pela CBS News, enquanto o governo Trump acusa o presidente venezuelano Nicolás Maduro de trabalhar com cartéis de drogas — acusação que Maduro nega.
Mas o Sr. Trump afirmou na terça-feira que os ataques terrestres não se limitariam necessariamente à Venezuela. Ele disse que qualquer paÃs onde drogas ilÃcitas sejam produzidas ou traficadas "está sujeito a ataques" e citou especificamente a vizinha Colômbia, que os EUA acusam de não controlar o tráfico de drogas.
