Trump anuncia que concederá indulto ao ex-presidente hondurenho preso nos EUA por tráfico de drogas

 

Fonte:


O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira que concederá indulto ao ex-presidente de Honduras Juan Orlando Hernández, condenado em 2024 a 45 anos de prisão nos Estados Unidos por tráfico de drogas. O anúncio ocorre poucos dias antes da eleição presidencial marcada para domingo no país da América Central.

NYT: Trump conversou por telefone na semana passada com Maduro sobre possível encontro

Tensão no Caribe: Governo Lula vê ‘sinais contraditórios’ dos EUA na crise com a Venezuela

"Concederei indulto total e absoluto ao ex-presidente Juan Orlando Hernández que, segundo muitas pessoas que respeito muito, foi tratado com muita severidade e injustiça", escreveu o presidente americano em sua rede social Truth Social.

O republicano, que não hesitou em interferir nos assuntos políticos de outros países, pediu nesta semana que os eleitores hondurenhos apoiem o candidato de direita Nasry "Tito" Asfura, do partido de Hernández, à presidência no pleito do próximo domingo.

"Se Tito Asfura vencer a eleição para Presidente de Honduras, os Estados Unidos depositam grande confiança nele, em suas políticas e no que ele fará pelo grande povo hondurenho, e, portanto, o apoiarão integralmente", declarou Trump. "Caso contrário, os Estados Unidos não desperdiçarão recursos, pois um líder inadequado só pode trazer resultados catastróficos para qualquer país".

Hernández foi condenado por permitir que narcotraficantes utilizassem a força militar e a polícia nacional de Honduras para ajudar a levar toneladas de cocaína aos EUA.