Carro-bomba explode em frente de delegacia no México e deixa ao menos cinco mortos
Ao menos cinco pessoas morreram, entre elas três policiais, e outras três ficaram feridas após um carro-bomba explodir em frente a uma delegacia policial na cidade de Coahuayana, no estado de Michoacán, oeste do México.
A investigação do caso está a cargo da Procuradoria-Geral do México.
Segundo Héctor Zepeda, comandante da polÃcia comunitária, a explosão foi tão forte que restos humanos ficaram espalhados por toda a área.
Ao menos três cartéis de drogas operam na região com grandes disputas entre traficantes armados locais.
O assassinato do prefeito de Uruapan, Carlos Manzo, em Michoacán em novembro, gerou dois dias de protestos, com manifestantes incendiando prédios públicos e entrando em confronto com a polÃcia, resultando em mais de 100 feridos.
Manzo, de 40 anos, havia conquistado popularidade como um cruzado contra o crime organizado e fazia campanha para combater os cartéis na região.
Os carros-bomba e outros explosivos, sendo alguns até lançados com drones, tem sido uma técnica cada vez mais utilizada pelos grupos criminosos na região.
Carlos Alberto Manzo RodrÃguez.
Reprodução/Redes Sociais
A explosão nesse final de semana ocorreu enquanto o governador do estado, Alfredo RamÃrez Bedolla, participava de um evento público com a presidente Claudia Sheinbaum na Cidade do México para celebrar sete anos de governo do partido governista Morena.
Durante duas décadas, diversos grupos do crime organizado lutaram pelo controle do território, pois Michoacán é uma porta de entrada para precursores quÃmicos usados ​​na fabricação de drogas sintéticas.
