Trump ameaça taxar vinhos franceses em 200% em retaliação a Macron
Daniela Franco, da RFI, destaca que Trump anunciou que pretende impor tarifas de 200% sobre as importações de vinho e de champanhe da França. A medida, segundo ele, ocorreria em retaliação à recusa do presidente francês Emmanuel Macron de integrar o Conselho da Paz, que é esse projeto do Trump para substituir a ONU.
A França reagiu, na manhã desta terça-feira (20), afirmou que as ameaças tarifárias do presidente americano são inaceitáveis e ineficazes. Cerca de 60 países, entre eles o Brasil, foram convidados para integrar o Conselho da Paz.
Donald Trump também confirmou que convidou o presidente russo Vladimir Putin para integrar o grupo, cuja filiação permanente vai custar US$ 1 bilhão.
Segundo mandato de Trump completa um ano com tarifaço e tensões globais; relembre
O segundo mandato do presidente Donald Trump completa um ano nesta terça-feira (20). Em 12 meses, o republicano lançou mão de um tarifaço global; ordenou ataques militares e ameaçou até países parceiros. Internamente, ele encampou uma ofensiva sem precedentes contra imigrantes; perdoou invasores do Capitólio e perseguiu instituições, universidades e a imprensa.
