Trump acusa Dinamarca de falhar na defesa da Groenlândia e volta a ameaçar anexação do território

 

Fonte:


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (19) que a Dinamarca falhou em conter a ameaça russa sobre a Groenlândia e que ‘chegou a hora’ de o problema ser resolvido. A declaração reforça a escalada de tensão entre Washington e países europeus no debate sobre a soberania do território estratégico no Ártico.

Trump tem ameaçado anexar a Groenlândia aos Estados Unidos desde que iniciou seu segundo mandato, há um ano. Segundo o republicano, a ilha é ‘vital’ para o Domo de Ouro, escudo antimísseis que o governo norte-americano pretende construir para reforçar a defesa do país.

UE diz que prioridade é diálogo após ameaça de tarifas de Trump, mas prepara retaliação bilionária

Os Estados Unidos já mantêm uma base militar na Groenlândia, mas reduziram de forma significativa sua presença no território nas últimas décadas. O presidente argumenta que essa diminuição comprometeu a capacidade de dissuasão frente ao avanço russo na região.

Reforço militar

Diante das novas ameaças, Alemanha, França, Reino Unido, Noruega, Holanda e Suécia enviaram tropas à Groenlândia no fim da semana passada, em uma demonstração de apoio à Dinamarca e de defesa da soberania europeia no Ártico.

A crise também ganhou dimensão econômica e diplomática. Após as declarações de Trump, o ministro das Finanças da França, Roland Lescure, afirmou nesta segunda-feira que convocará, nos próximos dias, uma reunião com os países do G7 para discutir comércio internacional e soberania territorial.

No último sábado, Trump anunciou a imposição de tarifas de 10% sobre produtos de oito países europeus a partir de 1º de fevereiro de 2026. Segundo o presidente, a taxa poderá subir para 25% em 1º de junho de 2026 caso os europeus continuem se opondo aos planos dos Estados Unidos.