Terremoto no norte do Afeganistão deixa pelo menos cinco mortos
Cinco pessoas morreram no terremoto de magnitude 6,3 que atingiu o norte do Afeganistão entre a madrugada de domingo para segunda-feira, informou a Autoridade Nacional de Gestão de Desastres (ANDMA) à AFP.
Contexto: Menos de três meses após abalo que deixou 2.200 mortos, Afeganistão registra terremoto de magnitude ainda maior
Mohammadullah Hamad, porta-voz da ANDMA, também relatou 143 feridos na província de Samangan, a maioria dos quais "já retornou para casa após receber tratamento", disse ele em um comunicado.
Em Mazar-e-Sharif, muitos moradores deixaram suas casas com medo de tremores secundários, sentidos até mesmo na capital, Cabul, de acordo com correspondentes da AFP.
No final de agosto, outro terremoto de magnitude 6 atingiu as províncias orientais de Kunar, Laghman e Nangarhar, matando mais de 2.200 pessoas. Foi o terremoto mais mortal da história recente do Afeganistão.
O país é frequentemente atingido por terremotos, especialmente na cordilheira do Hindu Kush, localizada perto da junção das placas tectônicas da Eurásia e da Índia. Desde 1900, o nordeste do Afeganistão registrou 12 terremotos com magnitude superior a 7, segundo Brian Baptie, sismólogo do Serviço Geológico Britânico.
