Telescópio captura imagem impressionante de ‘borboleta cósmica’; entenda
O telescópio Gemini Sul, localizado no Chile, divulgou uma nova imagem da Nebulosa Borboleta, uma das estruturas mais fotogênicas do cosmos. A foto vem em comemoração ao aniversário de 25 anos do observatório.
Raios em Marte: Entenda como cientistas descobriram descargas elétricas no planeta vermelho
Exploração: Nasa e Agência Europeia fazem parceria para lançar robô que pretende buscar vida no subsolo de Marte
A fotografia destaca a Nebulosa Borboleta com detalhes de cores e formas que realçam suas vastas nuvens de gás e poeira estelar, ressaltando a capacidade do telescópio de captar objetos celestes distantes com alta precisão.
Com o nome oficial de NGC 6302, a Borboleta é uma nebulosa planetária bipolar que está situada entre 2.500 e 3.800 anos-luz de distância, na constelação de Escorpião. Não é possível dizer com certeza a data de sua descoberta.
A emissão desse tipo de nebulosa acontece quando uma estrela de grande massa, em fase final de vida, expulsa camadas de material, criando ao redor uma concha em expansão de gás ionizado que brilha intensamente. Geralmente, essas estruturas fascinantes têm um formato arredondado, semelhante a um planeta.
Neste caso, porém, a forma está longe de lembrar um planeta esférico. A estrutura se assemelha a uma criatura alada em pleno voo. Esse formato singular é resultado da ação da estrela em seu centro, que expulsa sucessivas camadas de gás e poeira enquanto se aproxima do fim de sua existência, trazendo um charme especial aos olhos dos seres humanos.
O aniversário do Gemini Sul marca um quarto de século de contribuições científicas do telescópio para o estudo do universo, reforçando sua importância em pesquisas de galáxias, formação estelar e evolução cósmica.
