Tarcísio afirma que governo de SP vai pedir ao governo federal abertura de processo de intervenção na Enel

 

Fonte:


O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, afirmou que o governo estadual vai solicitar ao governo federal a abertura de um processo de intervenção na Enel, concessionária responsável pela distribuição de energia na capital e em municípios da Região Metropolitana.

A declaração foi feita na manhã desta segunda-feira (15), durante uma coletiva de imprensa no Litoral Norte do estado.

Tarcísio disse que deve se reunir amanhã com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, para tratar da crise no fornecimento de energia.

O encontro foi prometido pelo presidente Lula ao governador e ao prefeito da capital, Ricardo Nunes, na semana passada, quando mais de meio milhão de imóveis ficaram sem luz após a ventania que atingiu a Grande São Paulo.

Quase uma semana depois do temporal, cerca de 54 mil clientes ainda seguem sem energia nas áreas atendidas pela Enel. Desses, aproximadamente 40 mil estão na cidade de São Paulo.

Tarcísio também afirmou que o governo paulista se prepara para ingressar novamente na Justiça contra a concessionária, após esgotar uma série de medidas administrativas e de controle.

De acordo com o governador, o Estado já acionou o Tribunal de Contas da União, promoveu reuniões com ministros da Corte e com prefeitos da Região Metropolitana e aplicou sanções por meio do Procon, por descumprimento do Código de Defesa do Consumidor.

Segundo Tarcísio, as multas aplicadas, que somam valores milionários, foram contestadas judicialmente pela Enel.

Em nota, o Ministério de Minas e Energia confirmou que vai propor uma agenda com o governador Tarcísio de Freitas e o prefeito Ricardo Nunes para alinhamento de responsabilidades e atuação coordenada diante da crise.

No último domingo, o ministério elevou o tom pela primeira vez sobre o caso e afirmou que, se as obrigações contratuais não forem cumpridas, a concessionária pode perder a concessão.