Suprema Corte americana valida novo mapa eleitoral do Texas que favorece republicanos
A Suprema Corte dos EUA permitiu que o Texas utilizasse o novo mapa de distritos eleitorais elaborado pelos republicanos nas eleições de meio de mandato de 2026, aumentando as esperanças de Donald Trump de manter o controle da Câmara dos Deputados. A decisão desta quinta-feira do Supremo Tribunal, dominado por conservadores, anulou uma sentença de um tribunal de El Paso que invalidava o desenho dos novos distritos eleitorais, apoiados por Trump e pelo governador republicano do Texas, Greg Abbott, por serem racialmente tendenciosos e por desfavorecerem minorias étnicas.
O Partido Republicano busca criar cinco novos distritos eleitorais no Texas — onde provavelmente venceria —, o que tornaria ainda mais difÃcil para os democratas retomarem o controle do Congresso e conterem o poder de Trump.
Em novembro, o Tribunal Federal de El Paso, no Texas, rejeitou o novo mapa eleitoral, argumentando que ele envolvia viés racial, um revés para a investida agressiva dos republicanos e de Trump para conquistar cadeiras democratas no estado. Na Califórnia, governada por democratas, um novo mapa eleitoral também já foi aprovado — e igualmente criaria cinco novos distritos favoráveis ao partido.
Esta derrota judicial no Texas foi o mais recente desafio para o esforço do presidente em redesenhar os mapas dos distritos eleitorais estaduais para favorecer os republicanos na corrida para as eleições de meio de mandato do ano que vem. No mesmo mês, os republicanos de Indiana também rejeitaram o pedido do presidente para que redesenhassem os distritos eleitorais.
Em atualização.
