Soldado ucraniano abate drone russo momentos antes de equipe de jornalistas ser atacada em Donetsk; veja vídeo

 

Fonte:


Um oficial de imprensa da 24ª Brigada Mecanizada Independente da Ucrânia, identificado como Oleg Petrasyuk, conseguiu abater um drone russo e salvar uma equipe de filmagem neerlandesa na região de Donetsk, afirmou nesta quarta-feira o jornal “Kyiv Post”.

Imagens de satélite revelam que Irã entrou em nova era nuclear após fim de acordo internacional; entenda

Funcionário de cruzeiro com destino a Inglaterra morre em acidente; autoridades britânicas investigam

O incidente ocorreu durante uma reportagem sobre os danos causados pelos ataques russos à igreja ortodoxa de São Job de Pocahiiv, em Kostiantynivka, cidade que vem sofrendo bombardeios constantes com mísseis, artilharia e drones FPV.

Veja o momento do abate:

Initial plugin text

Petrasyuk acompanhava o jornalista do diário holandês “Het Nederlands Dagblad” quando identificou um drone de ataque russo a baixa altitude. Em reação imediata, usou sua arma de fogo para abatê-lo, impedindo que o aparelho atingisse o grupo.

Bombardeios contínuos e combates na linha de frente

De acordo com o Instituto para o Estudo da Guerra (ISW), os confrontos continuam no setor Kostiantynivka–Druzhkivka, embora as tropas russas ainda não tenham conseguido entrar na cidade. A região segue sob ataques diários, com o uso de bombas guiadas FAB-250, lançadores múltiplos de foguetes e artilharia pesada.

Um dos bombardeios recentes atingiu diretamente a igreja de São Job de Pocahiiv, da Diocese de Horlivka da Igreja Ortodoxa Ucraniana, provocando duas mortes e cinco feridos.

Antes de ingressar nas Forças Armadas, Oleg Petrasyuk trabalhou entre 2017 e 2021 como fotógrafo para o “Kyiv Post”. Sua trajetória simboliza a transformação de civis e jornalistas em combatentes em meio à guerra moderna que o país enfrenta há mais de dois anos.