Shows, transporte e segurança: o que você precisa saber para aproveitar o ano-novo na Paulista
A festa de Réveillon na Avenida Paulista, em São Paulo, terá 14h de shows gratuitos, misturando atrações gospel com sertanejo, pagode e funk, além de uma queima de fogos silenciosa que durará 15 minutos ao todo para celebrar a chegada do ano-novo. O movimento começa cedo, a partir das 7h, com a largada da 100ª edição da corrida de São Silvestre, e só termina na madrugada, com uma operação especial das linhas de ônibus e metrô.
Vídeos: Cinco cidades entram em situação de emergência e barragens são fechadas em Santa Catarina devido a tempestades
Veja as cidades e os valores: Pelo menos seis capitais começam 2026 com aumento da tarifa de ônibus
A expectativa é reunir cerca de 8 milhões de pessoas ao longo de todo o dia. Abaixo, o GLOBO preparou um guia para quem pretende curtir a virada de ano no tradicional ponto turístico da cidade.
Shows e programação
O palco único ficará localizado entre as ruas Bela Cintra e Haddock Lobo, próximo à estação Consolação e ao Conjunto Nacional. Segundo a prefeitura, terá 17 metros de comprimento e 20 metros de largura, com LED cenográfico ao fundo. Alguns telões serão distribuídos ao longo da avenida para transmitir as apresentações e contemplar quem estiver mais longe. A previsão de abertura da avenida ao público é às 13h.
Confira as atrações e horários:
13h: Abertura
13h30: Colo de Deus
14h: Frei Gilson
15h30: Padre Marcelo Rossi
17h20: João Gomes
18h40: Belo
20h: Maiara e Maraísa
21h30: Ana Castela
23h20: Simone Mendes (com contagem regressiva e intervalo para os 15 minutos da queima de fogos silenciosos)
1h40: Latino
2h40: Encerramento
Cantora sertaneja Simone Mendes fará a contagem regressiva do réveillon na Paulista
Divulgação/Marcio Amaralph
O que pode levar
O público pode levar leques, garrafinhas d’água, copos térmicos, latinhas, alimentos industrializados lacrados, latas abertas para consumo individual, remédios, capas de chuva, itens de higiene como desodorante roll-on e lenços umedecidos, mochilas, bolsas pequenas, cadeiras de rodas e carrinhos de bebê, que passam por vistoria.
Será vetado o acesso de objetos cortantes, pontiagudos ou de vidro, capacetes, guarda-chuvas, caixas de som, sprays em geral, skates, patinetes e afins, cooler e caixas de isopor, bicicletas e similares, fogos de artifício, explosivos e inflamáveis, armas de fogo ou armas brancas e bastão de selfie.
A prefeitura da capital recomenda ainda evitar bolsas grandes, optando por pochetes e doleiras, como medida de segurança, mas elas não são proibidas. O evento conta com a presença de ambulantes uniformizados comercializando bebidas alcoólicas e não alcoólicas, além de comidas.
Acesso à avenida
Pedestres: Além da Avenida Paulista, a Alameda Santos e a Alameda São Carlos do Pinhal, que ficam no entorno, estarão bloqueadas para o trânsito a partir da meia-noite desta quarta até a madrugada do dia 2. O acesso aos shows, a pé, se dará por essas três ruas, com monitoramento dos agentes de segurança, além das estações de metrô.
Ônibus: A SPTrans anunciou um esquema especial envolvendo 46 linhas que fazem a operação de rotina na região. Com a interdição da Avenida Paulista, o órgão recomenda aos passageiros o desembarque em vias próximas como as ruas da Consolação, Cincinato Braga e Antônio Carlos e a Avenida Brigadeiro Luís Antônio.
Metrô: A estação mais próxima do palco seria a Consolação, da Linha 2-Verde, mas ela estará fechada a partir das 10h para evitar uma saída conturbada, retomando a operação apenas no dia seguinte, às 4h40 da manhã. O público tem como alternativa a Linha 4-Amarela, com desembarque nas estações Paulista e Higienópolis, e a Linha 2-Verde, com acesso pelas Trianon-Masp, Brigadeiro e Paraíso. Essas cinco estações irão funcionar ininterruptamente até o dia 2, inclusive a bilheteria. As demais estações do metrô operam normalmente até as 2h, depois ficam disponíveis apenas para desembarque até 4h40, quando abrem novamente os portões.
Trens: A CPTM diz que manterá a circulação de forma ininterrupta, com todas as transferências abertas. Deste modo, é possível acessar as linhas integradas com o metrô, por exemplo, mesmo durante a madrugada. Da mesma forma, porém, será permitido apenas o desembarque fora do horário normal de operação, que encerra à meia-noite e retorna às 4h. O mesmo esquema foi adotado pela ViaMobilidade para as suas linhas. A Secretaria de Transportes Metropolitanos recomenda o uso do Bilhete Único ou a compra antecipada dos bilhetes ou por aplicativo para evitar filas.
Operação especial
Segurança: O governo do estado promete mobilizar 1.950 policiais militares, incluindo agentes à paisana, para evitar roubos e furtos típicos de eventos com grande aglomeração, além de drones, torres de observação e câmeras com reconhecimento facial. Já a prefeitura reforça o efetivo com 1.100 agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM), com apoio de 9 mil câmeras do programa Smart Sampa.
Saúde: O evento terá sete postos de atendimento na Paulista e ambulâncias e UTIs móveis no entorno para emergências. Um dos pontos de atenção é a onda de calor que atinge o estado, que traz risco maior de desidratação e mal-estar. A temperatura deve atingir 30ºC na tarde desta quarta em São Paulo, com tempo nublado e risco moderado de chuva.
Acessibilidade: Será montada uma área destinada especificamente a pessoas com deficiência próxima ao palco, sob responsabilidade da prefeitura. O governo municipal pretende divulgar campanhas de proteção a mulheres vítimas de violência, com o protocolo “Não Se Cale”, e do Procon ao longo da festa da virada.
São Silvestre
A celebração coincide com a 100ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre, que reunirá 55 mil atletas de 48 países. O trajeto de 15 quilômetros passa por locais icônicos da capital paulista, como a Avenida Paulista, onde ocorre a largada, o Estádio do Pacaembu, o Edifício Copan e a desafiadora subida da Brigadeiro, na reta final da prova. O pelotão de elite sai a partir das 7h40, enquanto os demais atletas fazem o percurso até 10h30. O público pode acompanhar a corrida nos arredores.
Largada: Avenida Paulista, nº. 2046, entre Frei Caneca e Augusta
Chegada: Avenida Paulista, nº. 900, em frente ao Ed. Cásper Líbero
Horário: a partir das 7h40 do dia 31/12, com transmissão da TV Globo
Percurso: Av. Paulista, R. Dr. Arnaldo, dir. R. Major Natanael, R. Desembargador Paulo Passaláqua (ao lado da Praça Charles Miller), Av. Pacaembu, Av. Mário de Andrade, dir. R. Norma Pieruccini Giannotti, dir. Av. Rurge para viaduto Orlando Murgel, Av. Rio Branco, dir. Av. Ipiranga, dir. Av. São João, dir. Praça Júlio Mesquita, Al. Barão do Rio Branco, esq. Av. Duque de Caxias, R. Rego Freitas, esq. R. Marquês de Itu, esq. R. Bento Freitas, dir. Largo do Arouche, dir. Av. Vieira de Carvalho, dir. Praça da República, esq. Av. Ipiranga, dir. Av. São João, esq. Largo do Paissandú (contorno para R. Conselheiro Crispiniano), esq. Praça Ramos de Azevedo (atravessando o Viaduto do Chá), R. Cel. Xavier de Toledo, esq. para o Viaduto Nove de Julho, Viaduto Jacareí e R. Maria Paula, dir. Av. Brigadeiro Luís Antônio (com subida), dir. Av. Paulista.
São Silvestre de 2024: largada e chegada na Avenida Paulista
Divulgação/Vega Sports
