Senador americano diz que acordo para acabar com 'shutdown' nos EUA está 'se concretizando'
O Senado dos Estados Unidos parecia estar se aproximando de um avanço que poderia pôr fim à paralisação do governo ("shutdown"), depois que o senador John Thune, republicano da Dakota do Sul e lÃder da maioria, disse a repórteres que um acordo de gastos estava "se concretizando" e poderia ser votado já na noite deste domingo.
Initial plugin text
Thune vinha expressando esperança há dias de que um acordo pudesse ser alcançado, e não estava claro se os democratas, que estavam divididos sobre como proceder, estariam dispostos a se juntar aos republicanos para avançar. Eles estiveram reunidos na noite de domingo para discutir os próximos passos, mesmo com o principal democrata da Câmara expressando indignação com o acordo emergente.
Os comentários de Thune, durante uma rara sessão de domingo, enquanto a paralisação se estendia para o seu 40º dia, seguiram-se a intensas discussões entre um grupo bipartidário de senadores moderados que buscavam um caminho para reabrir o governo.
Os republicanos, que controlam 53 votos no Senado, tentaram repetidamente, sem sucesso, nas últimas semanas, convencer democratas suficientes para aprovar um projeto de lei de gastos temporário. Até agora, eles conseguiram o apoio de apenas três membros da bancada democrata — um número insuficiente para atingir o mÃnimo de 60 votos necessário para prosseguir.
