Selo de Qualidade da Anatel revela qual é a melhor operadora na sua cidade

 

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A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou seu novo sistema de classificação para as prestadoras. Por meio de selos de qualidade, a agência pretende fornecer mais transparência para comparar o desempenho das principais empresas desse segmento.  Como lidar com uma conexão lenta à Internet em 10 passos Mas já... | O que é o 6G? As marcas recebem notas que variam da letra A até o E: quanto mais próxima a nota estiver do início do alfabeto, melhor é o desempenho.  🤩 Veja as melhores promoções de hoje no WhatsApp do CT Ofertas No momento, é possível averiguar a qualidade dos serviços em três categorias: Banda Larga Fixa, Telefonia Fixa e Telefonia Móvel.  -Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.- No momento, nenhuma empresa com atuação no Brasil ganhou nota A. Veja abaixo como as prestadoras brasileiras se saíram em cada caso:

Banda Larga Fixa: Claro, Oi, Vivo e Proxxima ganharam letra B; TIM ficou com um C;

Telefonia Fixa: Claro, Oi, Tim e Vivo ganharam letra B;

Telefonia Móvel: Claro e Vivo ganharam nota B; TIM ficou com a letra C. As empresas classificadas como Prestadoras de Pequeno Porte (PPP) ainda não aparecem nessa lista.  As notas definidas pela Anatel não servem apenas como uma forma de mostrar a qualidade, mas também atuam na defesa dos direitos do consumidor. Afinal, é garantido o direito de cancelar o contrato sem multa de fidelidade caso a qualidade da operadora sofra uma queda das faixas A, B ou C para as faixas D ou E. Selo de qualidade da Anatel compara prestadoras de serviços (Imagem: Reprodução/Anatel) A Anatel informou que pretende realizar a publicação dos selos anualmente, com dados consolidados do ano anterior. Contudo, em 2025, o primeiro conjunto de selos refletirá os indicadores coletados apenas no período de janeiro a junho deste ano.  Como funciona a classificação da Anatel para as prestadoras Como explicado pela agência, a metodologia de avaliação é fundamentada na análise de três indicadores principais:

Índice de Qualidade dos Serviços (IQS), mede o desempenho técnico real da rede;

Índice de Reclamações (IR), calculado com base no volume de queixas registradas na Anatel;

Índice de Qualidade Percebida (IQP), baseado em pesquisa anual de satisfação. Para os Selos Municipais, a definição da nota é feita exclusivamente pelo Índice de Qualidade dos Serviços (IQS). Já para os Selos Estaduais e o Selo Nacional, o cálculo considera a soma das faixas, ou categorias, obtidas nos três índices (IQS, IR e IQP).  Na prática, quanto menor a soma, melhor a qualidade. O selo é definido de acordo com a seguinte distribuição:

Selo A: soma igual a 3 ou 4

Selo B: soma entre 5 e 7

Selo C: soma entre 8 e 10

Selo D: soma entre 11 e 13

Selo E: soma igual a 14 ou 15 Leia mais no Canaltech: Operadora brasileira leva rede 5G para Antártica; veja como vai funcionar Operação bloqueia mais de 500 sites e app de streaming pirata 6G vai precisar de 3x mais espectro que 5G; benefícios ainda são incertos Será que o sinal de operadora está drenando a bateria do celular? Veja no vídeo abaixo:   Leia a matéria no Canaltech.