Romênia mobiliza caças após nova incursão de drone em seu espaço aéreo
A Romênia, país que faz fronteira com a Ucrânia e integrante da Otan, mobilizou aviões de combate na madrugada de quarta-feira após uma nova incursão de drones em seu território, informou o Ministério da Defesa.
Segundo a pasta, dois caças alemães destacados no país monitoravam a situação aérea pouco depois da meia-noite, na região da fronteira com a Ucrânia, em meio a ataques aéreos russos, quando ocorreu o incidente.
“Por alguns minutos, foi detectado o sinal de um drone que havia penetrado cerca de oito quilômetros no espaço aéreo nacional” antes de desaparecer dos radares, afirmou o ministério, que enviou um alerta telefônico aos moradores do condado de Tulcea, no sudeste do país.
“O drone reapareceu de forma intermitente no radar durante cerca de 12 minutos”, acrescentou o comunicado, que informou não haver registro de impacto no solo.
“Dois aviões adicionais, caças F-16 da Força Airéa Romena, foram mobilizados”, disse ainda o ministério.
Moradores do condado de Galati, também no sudeste, receberam igualmente um alerta.
A Romênia registrou diversas violações de seu espaço aéreo desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia, em 2022, incluindo a queda de fragmentos de drones em seu território.
