
Rio Open confirma participação de João Fonseca em 2026: 'É um torneio muito especial'

João Fonseca está confirmado no Rio Open de 2026. O torneio anunciou, nesta terça-feira, a participação do jovem tenista, que volta pela quarta vez ao saibro carioca em que fez a sua estreia profissional. Ele é o segundo nome confirmado na 12ª edição do ATP 500, que acontece entre os dias 14 a 22 de fevereiro no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro.
— O Rio Open é um torneio muito especial para mim, que representa diferentes experiências na minha vida. Já fui como torcida, como sparring, foi onde joguei meu primeiro ATP... Criei muita vivência vendo grandes jogadores e tênis do alto nível de perto, e foi o lugar que me inspirou a querer jogar tênis. Estou animado para disputar mais uma edição em casa, diante da minha família, amigos e toda a torcida brasileira — celebrou João.
Brasileiro mais bem colocado no circuito da ATP (43º), João conquistou o seu primeiro título de ATP em Buenos Aires, no início deste ano, se tornando o mais jovem brasileiro a levantar o troféu na Era Aberta da ATP e o sul-americano mais jovem desde Perez-Roldan em 1987. Ele também venceu o Next Gen ATP Finals, torneio que reúne os melhores tenistas sub-20 do mundo em Jeddah, e os challengers de Phoenix, Camberra e Lexington.
Nesta temporada, João participou dos quatro Grand Slams e venceu ao menos uma partida em cada um deles. No Australian Open, passou pelo qualificatório e surpreendeu ao derrotar Andrey Rublev, então número 9 do mundo, logo em sua primeira partida na chave principal. Em Roland Garros e Wimbledon, alcançou a terceira rodada, enquanto chegou até a segunda fase no US Open.
A relação do brasileiro com o Rio Open vem desde a infância. Ele esteve presente na primeira edição do torneio, em 2014, acompanhando os jogos com a família e tendo a chance de ver grandes nomes do esporte, como Rafael Nadal, de perto. Desde então, tornou-se presença constante no evento. Em 2022, atuou como sparring oficial, treinando com jogadores como Carlos Alcaraz e Matteo Berrettini. No ano seguinte, foi convidado para disputar sua primeira chave principal de um ATP 500.