Quem é Safonov, goleiro do PSG que pegou 4 pênaltis do Flamengo na final da Copa Internacional
O goleiro do PSG, Matvey Safonov, foi o grande destaque da disputa de pênaltis na final da Copa Intercontinental contra o Flamengo. O russo defendeu quatro cobranças e foi decisivo para garantir o título ao clube francês.
Safonov agarrou os pênaltis de Saúl, Pedro, Léo Pereira e Luiz Araújo. Do clube carioca, apenas De la Cruz converteu a sua penalidade.
Antes da partida começar, o técnico do PSG Luis Enrique surpreendeu na escalação ao escolher Matvey Safonov como titular. Ele entrou no lugar de Lucas Chevalier, considerado uma "sensação" no clube.
Safonov chegou no clube na temporada 2024-25 após ser eleito o melhor goleiro da Liga Russa na temporada 2023–24.
Chevalier disputou 20 partidas pelo PSG na temporada, mas ficou de fora da equipe após uma lesão no tornozelo e viu Safonov assumir a titularidade nos jogos contra Rennes, Athletic Bilbao e Metz. O goleiro de 26 anos tomou dois gols contra o Metz e saiu ileso contra Athletic Bilbao e Rennes.
O jogo
Nos pênaltis, o Flamengo perdeu o título da Copa Intercontinental para o PSG. O time francês contou com o destaque do goleiro Safonov, que defendeu quatro cobranças e garantiu o campeonato inédito.
PSG vence a Copa Intercontinental
KARIM JAAFAR / AFP
No tempo regulamentar, o vencedor da Liga dos Campeões saiu na frente, ainda no primeiro tempo, com Kvaratskhelia. O Flamengo empatou na segunda etapa: Marquinhos derrubou Arrascaeta dentro da área, e Jorginho não desperdiçou a cobrança de pênaltis.
Com 1 a 1 no placar, a partida foi para prorrogação. Os dois times tentaram, mas ninguém balançou as redes de novo. As penalidades ainda tiveram Ousmane Dembélé, eleito melhor jogador do mundo, isolando a bola na cobrança.
Como foi a partida?
O PSG dominou a posse de bola no início da partida, empurrando o Flamengo para a defesa. O primeiro lance de perigo aconteceu logo aos 3 minutos, após cobrança de falta de Vitinha. João Neves apareceu sozinho e finalizou de primeira. A bola bateu na rede pelo lado de fora do gol rubro-negro.
PSG e Flamengo decidem a Copa Intercontinental
Gilvan de Souza/Flamengo
Dez minutos depois, um susto. Arrascaeta recuou errado para Rossi, que tentou tirar a bola mas acabou dando nos pés de Fabián Ruiz. O camisa 8 aproveitou e chutou para o gol vazio. Mas, o lance foi revisado e a arbitragem notou que a bola saiu pela linha de fundo antes do toque do goleiro. Gol invalidado.
Aos 16 minutos, foi a vez do Flamengo chegar ao campo de ataque. Bruno Henrique pressionou Safonov, a bola chegou para Pulgar, que bateu pro gol e forçou a defesa do goleiro do PSG.
Aos 37 minutos, o PSG contou novamente com uma ajudinha de Rossi para abrir o placar. Em jogada de velocidade, Mayulu tocou para o Doué na direita. O ponta fez o cruzamento rasteiro, a bola passou por toda área, mas não chegaria a Kvaratskhelia. O goleiro do Flamengo, porém, tentou desviar e acabou ajeitando para o camisa 7, que deu um carrinho e empurrou a bola na rede.
Em desvantagem, o Flamengo se expôs mais e teve dois lances de perigo em sequência. Aos 39 minutos, Carrascal roubou a bola no campo de ataque e acionou Arrascaeta. O uruguaio bateu pro gol, mas a bola desviou na defesa e saiu pela linha de fundo. Na cobrança de escanteio, Pulgar, sozinho, cabeceou com muito perigo.
Segundo tempo
O torcedor rubro-negro voltou a ter esperanças aos 14 minutos da segunda etapa, quando Marquinhos derrubou Arrascaeta dentro da área. O árbitro foi chamado pelo VAR e marcou pênalti para o time brasileiro. Jorginho foi o escolhido para a cobrança. O volante bateu no canto esquerdo do goleiro e empatou o jogo.
Jogadores do Flamengo comemoram gol na Copa Intercontinental
Adriano Fontes/Flamengo
O lance de maior perigo do PSG aconteceu aos 35 minutos. Nunes Mendes arrancou, entrou na área e tocou no meio para Dembélé. O jogador eleito melhor do mundo chutou em cima da zaga e, na sobra, tentou de novo. Mas, o lance seria invalidado porque o francês estava impedido.
O Flamengo cresceu no fim da partida e engatou sequência de chances perigosas. Do meio de campo, Plata puxou o contra-ataque e ficou no dois contra um. Pedro apareceu, recebeu o toque e finalizou. A bola desviou em Marquinhos e foi por cima do gol. Na cobrança do escanteio, a bola ficou em um bate e rebate dentro da pequena área. Na sequência, Plata saiu de frente pro gol, mas chutou para fora.
Marquinhos perdeu chance inacreditável no último lance do tempo regulamentar. Pelo lado direito, Dembélé tirou da zaga e finalizou. A bola ia em direção ao gol, mas o camisa 5 desviou como um zagueiro - dessa vez, do Flamengo - e afastou para lateral.
Prorrogação
Com os dois times cansados, a prorrogação não teve tantos lances de perigo. No início da segunda etapa, Ndjantou chutou forte de fora da área, a bola passou rente à trave e foi para fora.
Aos 4 minutos, Luiz Araújo recebeu passe de Samuel Lino e chutou de pé direito. Mas, a bola subiu e saiu por cima do gol.
O time francês seguiu pressionando no final da prorrogação. Aos 10 minutos, Dembélé tentou da entrada da área, mas a bola subiu e saiu por cima do gol. Em seguida, foi a vez de Barcola tentar - a bola desviou e foi para fora. Nuno Mendes também finalizou, mas Rossi espalmou e desviou para escanteio.
Pênaltis
Flamengo:
De la Cruz: gol ⚽
Saúl: defesa de Safonov ❌
Pedro: defesa de Safonov ❌
Léo Pereira: defesa de Safonov ❌
Luiz Araújo: defesa de Safonov ❌
PSG:
Vitinha: gol ⚽
Dembélé: isolou ❌
Nuno Mendes: gol ⚽
Barcola: defesa de Rossi ❌
