Professor no Uruguai dá bicicleta a aluno que enfrentava 22 km de estrada de terra, e gesto viraliza; veja a carta
Nesta terça-feira (18), o professor Rodrigo Martínez, de 34 anos, surpreendeu seu aluno Alan, de uma escola rural no norte do Uruguai, com um presente que viralizou nas redes sociais: sua própria bicicleta, acompanhada de uma carta manuscrita.
Leia também: Aplicativo de localização ajuda a salvar mulher presa até a cintura em pântano nos EUA
Martínez leciona na escola rural em Cuaró Chico, uma localidade de difícil acesso no departamento de Artigas. Este ano, ele tinha apenas dois alunos: Alan, no último ano do ensino médio, e uma menina de quatro anos. “Ele me disse que sonhava em ter uma igual”, contou o professor ao jornal El País.
Alan mora em Parada Camaño, a 22 quilômetros da escola, e enfrentava diariamente longos trajetos, mesmo sob chuva, para chegar às aulas. Segundo Martínez, a dedicação do aluno foi decisiva para o gesto. “Ele é um menino trabalhador, respeitoso e ajuda os pais nas campanhas. Me veio a ideia de, no final do ano, dar a bicicleta para ele”, afirmou.
Carta emocionante viraliza
Reprodução/Redes sociais
A carta, datada de 18 de novembro, destacava que a bicicleta simboliza perseverança e aprendizado: “Cada pedalada é um passo em direção aos seus sonhos. Confio em você. Acredito em você. E tenho certeza de que você irá longe na vida”, escreveu Martínez, lembrando que suas lições continuarão acompanhando o aluno.
O professor negociou com os pais de Alan antes de dar o presente, já que eles não tinham condições de comprar uma bicicleta para o filho. A repercussão do gesto foi imediata, viralizando nas redes sociais e emocionando internautas.
Martínez também foi surpreendido: após a divulgação da história, o Portal de Montevíndia presenteou o professor com uma nova bicicleta. “Quero agradecer pelo gesto gentil. Eu não esperava por isso”, disse.
Alan deve concluir o ensino médio em dezembro e seguirá, no próximo ano, para uma escola agrícola na cidade de Artigas.
