Produção do Chevrolet Spark EUV no Brasil tem data para começar

 

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O Spark EUV, jipinho 100% elétrico que a Chevrolet lançou recentemente no Brasil, já começou a conquistar seu espaço no mercado e, no último mês, alcançou a quarta posição no ranking dos mais vendidos do país. Por que a GM decidiu fabricar o Spark no Ceará? Qual vale mais a pena comprar: carro híbrido, elétrico ou a combustão? Atualmente importado da China, o compacto tem tudo para seguir crescendo e, em breve, brigar por um lugar no pódio com os modelos da BYD, hoje intocáveis nas três primeiras posições. O motivo? O início da nacionalização da produção. Segundo apuração do Inside EVs, a GM, embora não tenha feito o anúncio oficial, já definiu a data em que irá começar a fabricar o Chevrolet Spark EUV no Brasil, e ela está bem próxima: 3 de dezembro. -Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.- A ideia da marca em acelerar a nacionalização do jipinho elétrico é reduzir o custo com tarifas e demais logísticas para ampliar a oferta no mercado e, quem sabe, tornar o preço atual, de R$ 159.990,00, ainda mais competitivo no futuro. Spark passará a ser montado no Brasil a partir de 3 de dezembro (Imagem: Divulgação/Chevrolet) Onde o Spark EUV será produzido? O local escolhido para a nacionalização da produção do Chevrolet Spark EUV a partir da próxima quarta-feira (3/12) não é segredo e já foi definido há algum tempo: ele será montado nas instalações da PACE, a Planta Automotiva do Ceará, que fica em Horizonte (CE), na antiga fábrica da Troller. A escolha pelo local causou certa estranheza, mas se deve, em partes, à reforma tributária executada em 2023, que manteve até 2032 incentivos fiscais para montadoras nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Como o Spark é importado da China atualmente, o programa viabiliza sua produção em solo nacional. A meta da GM é produzir cerca de 400 unidades por mês; futuramente, o polo deve produzir 30 mil unidades por ano. O processo deve acontecer no chamado regime SKD, ou seja, o veículo vai ser importado da China parcialmente montado. Depois, a finalização acontece nas instalações em Horizonte. Nacionalização deve empurrar ainda mais as vendas do jipinho elétrico (Imagem: Divulgação/Chevrolet) A nacionalização do Spark EUV também foi motivada pelos movimentos de duas rivais chinesas, BYD e GWM, que recentemente iniciaram a produção de seus modelos mais vendidos em solo nacional, respectivamente em Camaçari (BA) e Iracemápolis (SP). Leia também: BYD que se cuide: rivais chinesas confirmam produção no Brasil Companhias aéreas anunciam proibição de power banks em seus voos Vídeo: Parece novidade, mas carros elétricos existem há mais de cem anos. O que mudou?     Leia a matéria no Canaltech.